Músicas, brincadeiras, figurinos e cenas corriqueiras nos programas infantis dos anos 80, 90 hoje dificilmente passariam pela atual classificação indicativa de Faixa Etária Permitida. E não raro quando postadas imagens nostálgica nas mídias sociais, são suspensas por serem consideradas impróprias pelas plataformas.
Veja também:
Essa era a realidade do Xou da Xuxa – na Globo, da Hora do Mallandro e do Show Maravilha – no SBT e do Clube da Criança – com Angélica na extinta Manchete . As mudanças dos valores morais e a proibição de publicidade fizeram com que os programas infantis desaparecessem das grades das televisões abertas.
A emissora líder encerrou o TV Globinho da grade diária em 2012 para das espaço ao Encontro – então com Fátima Bernardes ficando restrito aos sábados e saindo totalmente da programação em 2015 para expandir a duração do É de Casa.
Atrações infantis ausentes das TVs comerciais
O SBT era a única estação comercial a manter por uma imposição de Sílvio Santos. Com o afastamento dele das operações diárias, chegou a sair do ar, mas retornaram com as exibições de desenhos aos sábados sob o comando de Sílvia Abravanel. Coube as estatais a manutenção de faixas destinadas para esse público.
Mesmo com as atuais dificuldades financeiras, a Cultura mantém espaços garantidos, nem que seja através de reprises. Já a TV Brasil estreia uma quatro produções nacionais incluídas em sua faixa para os “baixinhos”, que vai ao ar de segunda a sábado, entre 7h e 12h. As novidades juntam entretenimento e educação através de temas como biodiversidade, música, história e preservação ambiental.
Estreias de Animações
Em Missão 346, uma família alienígena explora a rica biodiversidade da Terra com o objetivo de catalogar novos alimentos para seu planeta de origem, que sofre com a escassez de recursos. A série oferece uma jornada educativa sobre a importância da preservação ambiental.
Em Sol em Dó Ré Mi, a pequena pianista Sol embarca em grandes aventuras no mundo encantado de Dó Ré Mi, onde instrumentos musicais ganham vida. Por meio da música, Sol aprende que até as tarefas diárias podem ser incrivelmente divertidas e cheias de criatividade.
Passado da Hora, acompanha Isadora, uma menina de 12 anos, que é levada por uma coruja da sabedoria para um mundo mágico da história. No museu do Passado da Hora, Isadora conhece personagens históricos que despertam sua curiosidade sobre diferentes épocas, oferecendo uma nova perspectiva sobre o mundo.
Dramaturgia Infantil
Já O Cerrado e Outros Bichos é a única das novidades que não é apresentada no formato de desenho animado. Chega do modelo dramatúrgico. Essa série infanto-juvenil será exibida sempre ao 12h. Dois adolescentes viciados em tecnologia, descobrem um portal que os conecta com o universo mitológico brasileiro.
Em um plano macabro, o temido Mall Corp (José Abreu) desenvolve o monstro Toxic, para concretizar seus planos de transformar o planeta num local inteiramente cinza e implantar suas “bolhas imobiliárias”, únicos locais onde será possível viver. Porém, ele não contava com a esperteza dos jovens, que se unem ao velho ancestral Nonda (Ailton Krenak) para tentar desfazer essa trama.
As obras foram realizadas por meio do edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas.O Prodav é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para incentivar a produção regional e independente.
A proposta é ofertar esse conteúdo para as emissoras públicas de televisão. A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todas as emissoras de televisão do campo público que fazem parte do projeto.