Briga fora de campo

Entenda a divisão por canais e a transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol para 2025

Globo e Record dividem os direitos para TV aberta

Publicado em 08/09/2024

A partir de 2025, o Campeonato Brasileiro terá um formato completamente diferente no que se refere à transmissão. Com a lei do mandante e dois blocos negociando separadamente, as opções na TV aberta ficarão entre Globo e Record. O SBT passou por longe e a Band não vai conseguir nem manter a Fórmula 1.

Sendo assim, para 2025, ainda podem ocorrer distorções nos horários, já que a Globo não altera sua tradicional faixa dominical das 16h, com a criação de uma primeira edição do “Domingão do Huck” antes, e a tradicional após a partida das 18h, emendando com o “Fantástico” às 20h30.

A Globo já garantiu, junto à Libra, a transmissão do Brasileirão entre 2025 e 2029 em todas as suas plataformas. A Record negocia o pacote principal da Liga Forte Futebol (LFU) e deve adquirir os direitos para a TV aberta, com contrato firmado até 2027.

Globo

A Liga representa times como Flamengo, Bahia, São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Grêmio, Red Bull Bragantino, Santos, Vitória, entre outros. A Globo comprou os direitos para todas as plataformas, incluindo o canal pago SporTV, o site Globo Esporte e a plataforma de streaming Globoplay. Serão, portanto, 152 jogos, considerando os oito clubes que jogarão 19 vezes como mandantes, resultando em uma média de quatro jogos por rodada.

Record

Já a Record, juntamente com o YouTube, fechou o primeiro pacote com a Liga Forte Futebol (LFU) e acertou o horário de veiculação para 18h30 de domingo. Esse bloco envolve times como Fluminense, Vasco, Botafogo, Athletico, Atlético Goianiense, Corinthians, Fortaleza, Juventude, Internacional, Cuiabá, Criciúma e Cruzeiro. Ao todo, foram negociadas 76 partidas, ou seja, uma média de dois jogos por rodada.

O segundo pacote está sendo fechado pela Amazon, que entra na transmissão a partir dessa fase. A LFU ainda está negociando os direitos de outros 152 jogos, com uma média de quatro por rodada. Nessa disputa, estão o grupo Globo, Mercado Livre, Netflix, Disney e Warner.

A LFU também pode negociar outros 152 jogos, representando quatro jogos por rodada. O bloco da Liga Forte Futebol também tem maioria na Série B, inclusive com três times no atual G-4: Novorizontino, Mirassol e Vila Nova. O total negociado pela LFU pelo pacote da Série A deve somar R$ 700 milhões. Ainda está sendo oferecido um pacote diferenciado apenas para os direitos para o pay-per-view