
Na tarde desta quinta-feira (15), o SBT promoveu uma coletiva de imprensa para anunciar sua nova grade de programação, com novas apostas para elevar os índices de audiência e o faturamento da emissora, também traçando nova rota após as mudanças promovidas entre março e abril de 2024.
Veja também:
Participaram da coletiva a CEO do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, o Superintendente de Negócios e Comercialização, Vicente Varela, e o Diretor de Programação e Artístico, Mauro Lissoni. O encontro foi conduzido por Gabriel Cartolano e Gaby Cabrini, que integram a equipe do vespertino Fofocalizando. As primeiras novidades já entram no ar em 26 de maio.
Nas manhãs da emissora, às 4h45, o telejornal SBT Manhã, sob o comando de Darlisson Dutra, seguido do Primeiro Impacto, com Marcão do Povo, às 7h. Dentro do programa, às 7h30, um quadro chamado Bom Dia, Esperança, para iniciar o dia com “palavra de paz, motivação e fé” em cinco minutos, com o pastor Deive Leonardo.
“Falar com a próxima geração sempre foi o DNA do SBT”, declarou Daniela, ao abordar a presença de programas dedicados ao público infantil na casa. “Entregamos esse público para o digital, e no digital tem de tudo, tem de bom e tem de mau. Aqui você tem uma confiança”. A CEO também reforçou a gratuidade do aplicativo de streaming +SBT, para o consumo de conteúdo infantil.
Nos planos do SBT estão projetos que aproveitam figuras marcantes da história da emissora, como o fundador Silvio Santos, falecido no ano passado. O desenho animado A Turma do Silvinho é um desses projetos. Enquanto isso não se torna realidade, o Bom Dia & Cia. está de volta às manhãs, das 9h às 11h, com a dupla Patati Patatá.
Luiz Bacci volta ao SBT depois de 15 anos e vai apresentar um programa chamado Alô Você, das 11h às 13h, “Um jornal para o espectador terminar de assistir se sentindo melhor do que quando começou”, foi assim que Gaby Cabrini definiu a nova atração.
Na sequência, um horário nas tardes para Chaves, a série mexicana que estreou no Brasil em 1984. A novela infantil A Caverna Encantada passa a ter apresentação às 13h45, na intenção de atender a uma reivindicação do público que considera o horário noturno muito tardio. Daniela Beyruti reforçou que o SBT tem um know-how na produção de novelas nesse estilo e deve continuar com elas, bem como esse horário deve ser dedicado ao gênero. Às 14h45, segue a reprise de A Usurpadora.
De volta à casa após um ano fora, Christina Rocha reassume o Casos de Família, após o fim da novela mexicana. “Que o SBT ressurja, sem perder o DNA, abraçando o novo”, disse a apresentadora, que pediu paciência para a volta do programa no sentido de resultados de audiência. “Não vem pensando que vai dar 10, logo de cara.”
Na semana seguinte, em 2 de junho, uma nova fase do Fofocalizando, às 15h30. “Um dos poucos produtos em que eu enxergava o nosso DNA nos últimos tempos era o Fofocalizando”, disse Daniela Beyruti. “Eu estava sentindo falta de um SBT mais leve, que eu enxergava no Fofocalizando. À tarde eu via aquele colorido, aquela alegria, aquela energia, que tem muito a ver com a gente.”
Às 16h45, o SBT vai atacar de doramas. O primeiro título selecionado é Meu Amor das Estrelas, de 22 episódios, sobre um alienígena preso na Terra há 400 anos e uma atriz famosa que se apaixonam. Na sequência, às 17h45, uma novela mexicana inédita: Eternamente Apaixonados, com Diana Bracho no papel de uma sogra megera que tumulta a vida do casal protagonista.
A partir das 18h30, o Aqui Agora volta mais uma vez à programação do SBT. Felipe Macedo, o Macedão, vem da paranaense Rede Massa para comandar o programa ao lado de Dani Brandi. Mais uma vez se valorizou o “DNA SBT” no sentido de fazer “infotenimento”, termo citado por Macedão para falar que o Aqui Agora volta agora, sem o sangue da versão dos anos 1990, para “informar com leveza”.
Em 9 de junho, o início de uma terceira fase das mudanças, com o SBT Brasil mantido às 19h45 sob o comando de César Filho e A Caverna Encantada às 20h45. Outra novela mexicana inédita, As Filhas da Senhora Garcia, com María Sorté, entra no ar em substituição à infantil quando esta terminar. 21h45 passa a ser o horário do Programa do Ratinho, enfim começando mais cedo outra vez.
Na faixa das 22h45, atrações variadas. Às segundas-feiras, o novo No Alvo, com personalidades confrontadas com fatos de suas vidas, no qual “tudo que for perguntado deverá ser respondido”. Uma ferramenta de inteligência artificial vasculha informações sobre os convidados na internet e pergunta sobre elas. Leo Dias e Pablo Marçal já gravaram o programa, e Daniela Beyruti disse que nomes como Luana Piovani, Pedro Scooby, Ana Hickmann e Alexandre Correa devem ser convidados a participar.
Terça-feira será o dia de outro retorno, o do SBT Repórter, com César Filho e Silvia Abravanel, conforme o tema da reportagem da semana, e o Arena SBT segue nas quartas-feiras. Por falar em futebol, os campeonatos como Champions League e a Copa do Nordeste seguem na emissora, e o SBT Sports continua nas manhãs de domingo.
Também são mantidos A Praça É Nossa, às quintas-feiras, e a sessão de filmes Tela de Sucessos, às sextas-feiras, assim como o The Noite, com Danilo Gentili, na sequência da faixa das 22h45.
Operação Mesquita, com Otávio Mesquita, e as entrevistas em podcasts do SBT Podnight, também continuam na programação. Um novo jornal nas madrugadas, chamado SBT Agora, estreia com apresentação de Marcelo Casagrande.
“A gente estava olhando demais para as outras emissoras e programando as atrações para se defender delas”, explicou Daniela Beyruti ao abordar a entrada de alguns programas mais cedo, como a Praça e Ratinho.
Nos finais de semana, o Sábado Animado, que completa 30 anos em 2025, tem lugar assegurado na programação, com Silvia Abravanel à frente e O Picapau Amarelo chegando com uma nova temporada em 17 de junho.
Tanto Daniela quanto Silvia falaram das questões comerciais que levaram à suspensão do Bom Dia & Cia. Vicente Varela declarou que a volta de um programa infantil diário, em tempos de dificuldades financeiras para uma iniciativa como essa, se manifesta como um dever da emissora em seu reposicionamento, a fim de oferecer aos filhos de seus espectadores aquilo que eles tiveram no SBT quando crianças. Varela reforçou serem 77 milhões de famílias em todo o País sem uma programação infantil como opção nas manhãs.
A partir de 31 de maio, SBT Notícias será atração dos sábados, em duas edições, antes e depois do bloco de entretenimento – que segue com duas sessões do Cinema em Casa e o Eita, Lucas! de Lucas Guimarães – às 11h15 e às 18h15.
Aos domingos, como lembrado por Gabriel Cartolano, “em time que está ganhando não se mexe”, portanto, Celso Portiolli, Renata Abravanel e Patrícia Abravanel seguem à frente da programação do SBT nesse dia da semana: Celso no Domingo Legal, Renata com o Acelere com o Baú e o Roda a Roda e Patrícia no Programa Silvio Santos com Patrícia Abravanel.
Em suma, a emissora afirmou, com a divulgação de sua nova grade, que deseja reencontrar o caminho que sempre agradou seu público, reencontrar sua identidade de emissora popular e empática, para oferecer alternativas ao espectador. Daniela Beyruti disse que o SBT “estava indo por um caminho indigesto”, e mostrou imagens de casos policiais violentos que o jornalismo mostra por horas e horas.
Na sequência, um vídeo com destaques de alegria, diversão e descontração dos programas atuais da emissora foi mostrado, e um da famosa campanha Quem Procura Acha Aqui, do fim dos anos 1980, foi exibido.
“A nossa inspiração, a gente quer chegar nisso aqui”, disse Daniela, antes que fossem mostrados ícones do SBT como Silvio Santos, Hebe Camargo, Bozo, Mara Maravilha, Jô Soares, Gugu Liberato, Pedro de Lara, Carlos Alberto de Nóbrega e Sérgio Mallandro. “Eu quero voltar a ter uma vinheta dessa, que passe tudo isso, que passe que a gente é uma companhia pras pessoas. E que a gente seja uma boa companhia.”