Streaming

Em nova fase, plataforma do SBT reformula estratégia e elimina metade dos canais fast

+Jornalismo, +Filmes, +Séries, +Humor e +Criança deixam de operar a partir de fevereiro

Publicado em 30/01/2025

O SBT informou nesta quinta-feira (30) à imprensa que a partir de fevereiro cinco dos 10 canais fast acessíveis pela plataforma de streaming +SBT serão descontinuados. +Jornalismo, +Filmes, +Séries, +Criança e +Humor deixam de ser oferecidos aos espectadores, que ficam com o sinal do SBT aberto, além de +Silvio Santos, +Novelas, +Saudade, +Pop e +TV Zyn.

Em atividade desde agosto de 2024, a plataforma deseja “oferecer uma experiência cada vez mais qualificada, diversificada e alinhada às expectativas dos usuários”. A escolha dos canais que ficam e dos que saem teve como base os gêneros de programas mais consumidos nesses quase seis meses.

Num balanço dos primeiros tempos de funcionamento, o SBT informa que “desde o lançamento, o crescimento do +SBT tem sido exponencial e consistente. Completando seis meses em fevereiro, são mais de 11 milhões de downloads, o que representa um aumento de cinco vezes em relação ao mês de lançamento, e mais de 160 milhões de plays, alcançando um número nove vezes maior no mesmo período comparativo”.

Diferente de todas as outras concorrentes no Brasil, o +SBT combina canais fast ao vivo (lineares) e conteúdo sob demanda, de forma 100% gratuita e sem limite de telas, além do simulcast, com objetivo de tornar o entretenimento audiovisual mais democrático e acessível a todas as famílias brasileiras.

Em números, 63% dos usuários da plataforma são ativos, um aumento de cinco vezes em relação ao início da operação. O simulcast, que integra a TV ao vivo à experiência de streaming, responde por 52% dos plays, destacando-se como um diferencial competitivo que conecta audiências a qualquer hora e lugar. Os formatos de VOD e FAST também conquistaram significativa adesão, representando 48% dos plays.

Esses resultados são um sinal bastante claro de que, tanto o rico conteúdo do nosso arquivo de 43 anos de produções originais, quanto as produções exclusivas já lançadas e parcerias (séries e novelas) têm forte conexão com o público brasileiro”, afirma Mauro Lissoni, Diretor de Programação e Artístico do SBT.

Como ficam os canais que seguem no +SBT

Em geral, o público que acompanha o +SBT não vai ficar totalmente órfão dos conteúdos dos canais que deixam de existir nesse começo de 2025.

O +Silvio Santos segue relembrando as dezenas de programas comandados pelo maior comunicador brasileiro de todos os tempos, tais como Domingo no Parque, Tentação, Em Nome do Amor, Qual É a Música? e muito mais.

Já o +Novelas continua a trazer títulos aclamados por diversas gerações, como A Dona, Amigas e Rivais, Chiquititas 97 e “A Desalmada, além da estreia de Camaleões, com Belinda e Alfonso Herrera, que substituirá Rebelde na faixa das 20h.

No +TVZYN, o +SBT passa a oferecer uma programação para crianças de diferentes idades, o Manhã +Criança trará atrações para o público infantil, das 6h ao meio-dia. Estarão no canal animações como Sandra, a Detetive, Increditales, O Pequeno Furry e Garfield.

Além disso, uma faixa totalmente dedicada aos fãs de animes também terá espaço no canal a partir das 18h, com títulos como Kamisama Kiss, Saint Seiya: The Lost Canvas e Minha Amiga Nokotan É Um Cervo.

O +Pop agora traz filmes e séries para todas as idades, com títulos como Saving Hope, Call The Midwife, Doctor Foster, Private Eyes e Amores Que Enganam, entre muitos outros.

O +Saudade contará, além de conteúdos nostálgicos, com uma grade variada e divertida, com entrevistas do De Frente Com Gabi, episódios do programa Márcia, Câmeras Escondidas e mais.

Assuntos relacionados: