
Tertúlio (José de Abreu) vai entregar que é pai biológico de José (Sérgio Guizé) em Mar do Sertão. Para se ter ideia, o coronel decide dar um presente valiosíssimo ao empresário.
Veja também:
Com a atitude, o mocinho praticamente mata a charada. Afinal, depois de muito tempo, o poderoso decide recompensá-lo por toda a sua lealdade.
Por outro lado, Tertulinho (Renato Góes) fica morrendo de raiva. O vilão não aceita a situação, briga com o pai e ameaça seu grande rival.

Amor de pai
Ao perceber que seus dois filhos estão em uma batalha sem fim, Tertúlio decide agir. O verdadeiro pai de José vê que o rapaz perdeu seu cargo na empresa e está sem casa.
Por isso, o coronel surpreende e decide presenteá-lo. Sem que ninguém saiba, o fazendeiro coloca as terras que eram de Daomé (Wilson Rabello) no nome do mocinho.
Assim, José pode reconstruir a casa de seu pai de criação para viver lá. Ao saber da notícia, o protagonista cai para trás e fica tocado com o ato do coronel. A partir daí, ele desconfia que tem algo a mais nessa atitude.

Tertulinho decide agir
Deodora (Débora Bloch) fica uma fera ao ver que Tertúlio praticamente entregou que é pai de José. Por isso, ela começa a envenenar Tertulinho.
Não demora para o rapaz ir atrás do coronel morrendo de ódio. Eles brigam feio e o vilão garante que José não vai se instalar nas terras. Além disso, ele dá outro golpe no rival: decide pedir a guarda de Manduca (Enzo Diniz) na justiça.
Tertúlio, por sua vez, fica satisfeito em ter presenteado José. Por outro lado, se preocupa por ter alimentado ainda mais a guerra entre seus dois filhos.