Crítica

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder destacam os espíritos repletos de ingenuidade e sabedoria

Análise do oitavo episódio da série da Prime Video

Publicado em 15/10/2022

Chegamos na reta final desta (boa) primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder!

Através do capítulo derradeiro ‘A Liga’, recebemos algumas revelações importantes a respeito do Lorde das Sombras Sauron, assim como do homem enigmático que caiu dos céus em ‘A Sombra do Passado’.

Por esta última entrada da série da Amazon Prime Video – baseada na obra de J. R. R. Tolkien – fechamos este primeiro ciclo de modo mais que satisfatório, uma vez que para se livrar das sombras do passado é necessário certo sacrifício e ninguém perdeu mais do que Galadriel (Morfydd Clark) até o momento.

O Senhor dos Anéis 2
Markella Kavenagh em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

A sabedoria dos pequenos

Há 20 anos, já vimos e sentimos toda a protuberância do que representaram os hobbits na trilogia criada por Peter Jackson. Agora, começamos a testemunhar o mesmo evento ocorrendo em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, através da gentil e obstinada Nori (Markella Kavenagh), junto de seus companheiros pés-peludos.

Pela pequenina destemida, aprendemos o conceito básico de que ninguém nasce com a estrela do mal brilhando mais forte, ou seja, todos temos escolhas a fazer na vida com consequências para cada uma delas.

Em seu ato de “adotar” o gigante barbudo e cabeludo misterioso, ela fez o que faltou a todos os personagens principais de A Casa do Dragão: assumir a responsabilidade na educação de um ser vulnerável, ainda sem qualquer formação para sobreviver no mundo.

Isto é, na realidade, o maior ato de amor que possa haver na vida humana, além daquilo que garante uma possibilidade de um futuro mais iluminado.

O Senhor dos Anéis 1
Ser das trevas em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (Amazon Prime Video)

A dor e medo de Galadriel

Do outro lado disso, encontramos a combalida Galadriel. Sim, ‘combalida’ é a palavra que melhor define esta personagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder da Amazon Prime Video.

Apesar de ser uma guerreira e lutadora sagaz, ela demonstra tamanha inflexibilidade que a impede de enxergar o que realmente está acontecendo diante de seus olhos. Algo de fácil percepção para o assinante pelo episódio passado intitulado ‘O Olho’, quando perplexa ela observa o grau de destruição das trevas que assolou a divina Terra-média.

E, muito disso acontece pelas dores e medo do passado que carrega consigo todo o tempo, no caso, a adaga de seu falecido irmão Finrod. Ela almeja um futuro distante das sombras e repleto de luz para todos, quando a própria não consegue seguir em frente a nível pessoal, deixando-se levar passionalmente em sua missão de destruir e vingar-se do Lorde das Trevas Sauron.

Fazendo com que a elfa Galadriel, figure como a mais humana das personagens desta primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder.