Nos últimos capítulos de O Rei do Gado, trama de Benedito Ruy Barbosa reprisada no Vale a Pena Ver de Novo da Globo e que vai chegando ao seu final, a eterna briga entre Mezengas e Berdinazzis parece que, finalmente, terá um desfecho.
Veja também:
Ao se mudar para a fazenda que acaba de adquirir para viver com Luana (Patrícia Pillar) e com o filho dos dois, Bruno (Antônio Fagundes) e a mulher começam a presenciar alguns acontecimentos estranhos, com a aparição de espíritos dos antepassados, afinal, ali, eram as terras dos Berdinazzis no passado.
Com um forte intuição, Bruno resolve procurar a medalha do tio que foi para guerra e morreu em combate. Conta a lenda familiar, que o avô enterrou a tal medalha quando descobriu que o filho estava morto. O pecuarista sai então pelo cafezal atrás da relíquia.
E horas depois de iniciar as buscas, quase que por milagre, Bruno finalmente encontra a medalha e volta para a casa grande emocionado. Ele mostra o objeto para Luana e conta que vai entregá-lo para Geremias (Raul Cortez), que está vivendo na fazenda ao lado, que pertencia antes aos Mezengas.
Bruno bate na porta do tio, que já o recebe aos gritos. Mas quando o pecuarista lhe mostra que foi entregar algo que lhe pertence, o italiano desaba e não consegue acreditar no que vê. Ele chora emocionado ao tocar na medalha do irmão morto na guerra e aí, a guerra sem sentido entre Mezengas e Berdinazzis se desfaz.
Geremias chama Bruno de “filho” e o convida para entrar. Pouco depois é ele quem vai à casa do sobrinho para visitar Luana e o bebê. Ao entrar na antiga moradia de sua família, ele chora, comovido e avisa que a guerra acabou e que vai tirar a cerca que divide as propriedades para que possam viver em harmonia a partir de agora.