Durante live transmitida na quinta-feira (31), em seu canal no YouTube TiaGOL, o comentarista esportivo Tiago Leifert entrou em desacordo com sua convidada, a ativista da causa negra Sara Zarâ. Em pauta, o jogador brasileiro Vini Jr., que perdeu na votação pela Bola de Ouro e não compareceu ao evento da premiação.
Veja também:
Para Leifert, mesmo sem ser contemplado com o prêmio, Vini deveria ter ido ao evento. Sara argumentou que o jogador pode não ter ido porque tratava-se de um ambiente hostil e racista.
O ex-apresentador do BBB opinou que teria sido “absurdamente legal” se Vini tivesse comparecido de “peito estufado”, mesmo sabendo que perderia para o espanhol Rodri. Segundo Leifert, teria sido bom assistir Vini aplaudir ironicamente o júri que lhe tirou o título de melhor do mundo.
Na opinião de Sara, no entanto, o ponta-esquerda do Real Madrid já sofre com discriminação recorrentemente. Sendo a premiação um ambiente hostil, não faria sentido para o jogador comparecer ao evento. Para Leifert, no entanto, Vini perdeu a Bola de Ouro por outros motivos.
“Eu não posso ser acusado de uma coisa que eu não sou só porque eu discordo de vocês. Estou do mesmo lado e sempre defendi o Vini Jr.“, defendeu-se ele.
Sara rebateu, dizendo que o jornalista a interrompia constantemente. “Se você vive aqui neste planeta, você já conseguiu entender que o Vinícius, como todo brasileiro preto, passa por provocações e crimes racistas o tempo todo“, comentou ela.
“Você não sabe conversar e não sabe ouvir. Você não está mantendo a sua educação no diálogo. Você é herdeiro, e eu não sou, estou no horário de trabalho. Esse seu argumento só atrapalha nossa vivência“, disse a ativista.
Nas redes sociais, celebridades e artistas tomaram lados no debate. Maria Rita, Bruno Gagliasso, Pathy de Jesus e Mika Linz criticaram a postura do jornalista.