Alex Atala pediu desculpas a Helena Rizzo por tê-la reduzido à aparência ao elogiá-la no MasterChef. Convidado do programa da Band na última terça-feira (22), o cozinheiro destacou a competência de Erick Jacquin e Rodrigo Oliveira, mas ressaltou a beleza da única brasileira detentora da estrela Michelin.
Veja também:
Em seu perfil no Instagram, Atala reforçou as qualidades de Helena como chef de cozinha e admitiu ter sido machista, ainda que sem intenção. Ela desabafou após a exibição do programa sobre o machismo que ainda sofre, sem mencionar o nome do colega de profissão.
“Não importa o que eu diga, não será suficiente para desfazer uma ferida que eu provoquei. E mesmo sem saber o que dizer e correndo o risco de ser mal-compreendido, preciso tentar. Devo isso à minha amiga Helena Rizzo. E devo isso publicamente”, iniciou Alex Atala.
“Fui infeliz ao ressaltar apenas a beleza da Helena para falar da beleza da cozinha. A importância da Helena para a culinária brasileira é gigante e não está, nem de longe, ligada a sua beleza. Ela foi eleita a melhor chef do mundo por duas vezes, ganhou uma infinidade de prêmios nacionais e internacionais, é a única mulher brasileira a receber uma estrela do guia Michelin. É dona de uma técnica impossível de se reproduzir. Tem a sensibilidade para inovar e também para valorizar o simples. À frente do Maní, um dos melhores e mais inovadores restaurantes do mundo, encanta com suas criações. É admirada e querida por todos que gostam de cozinhar e de comer bem”, prosseguiu ele.
“Eu tentei mostrar que, para chegar onde chegou, ela precisou superar o preconceito em relação a uma mulher bonita na cozinha. E superou. Quis mostrar que a Helena não precisou ‘apenas’ ser uma cozinheira genial, ela teve que vencer preconceito, machismo. Um machismo tão desgraçado que está tão impregnado que se manifestou em mim sem eu sequer perceber. Magoei uma amiga e muitas mulheres. Tenho que melhorar muito. Hoje eu só posso pedir desculpas”, concluiu.
Siga o colunista no Twitter e no Instagram.