Pegos de Surpresa

Motivo Real da demissão de Claudete Troiano na Rede TV

Efeito Edu Guedes provoca término de dois programas

Publicado em 01/08/2024

Apesar dos elogios protocolares de ambas as partes, a saída de Claudete Troiano da RedeTV teve como principal motivo a insatisfação da apresentadora. Ela bateu o pé diante da intenção da emissora de interromper as transmissões ao vivo do se Vou te Contar.

A experiente profissional sabe que essa medida é fatal para a dinâmica do seu programa, comprometendo diretamente o desempenho e a qualidade. Embora não seja um noticioso, o conteúdo factual dialoga com praticamente toda a atração introduzido na forma de comentários, dos diálogos e servindo de interação.

Gravação provoca discórdia

A própria Claudete se esforçou para fortalecer o Vou te Contar com a contratação de Leão Lobo, após ter sido demitido da TV Gazeta. E a participação dele ficaria comprometida. O mundo atual é acelerado pela velocidade da internet e com as informações rapidamente replicadas perdem a validade em pouco tempo. Ou seja, filmado com antecedência, fica impossível manter a relevância mesmo para profissionais competentes e experientes como ela e o Leão.

A RedeTV adotou anteriormente a mesma medida com a Manhã do Ronnie, que passou a ser feito na tarde anterior, o que fez com que perdesse grande parte do dinamismo, afetando negativamente seu resultado. A própria direção admitiu os prejuízos causados e ofereceu a Ronnie Von a troca por uma atração noturna na linha de shows prevista para estrear em breve.

A decisão de encerrar as transmissões ao vivo não foi por questões estratégicas, econômicas ou pela falta de competência desses profissionais altamente qualificados. Fazia parte da arrumação da casa para abrigar o retorno de Edu Guedes, que estava isolado e apagado na grade da Band.

Volta de Edu Guedes compromete Claudete

O verdadeiro motivo é que esse processo de transferência, inicialmente realizado em segredo, exigia a preparação do terreno para a nova estreia. Apesar da baixa audiência na concorrente, Edu Guedes chega ao novo emprego empoderado por um forte aparato comercial, exigindo, em contrapartida, uma atração à altura. Para uma estação com escassez de recursos técnicos, de infraestrutura, de estúdios, de cenários e de pessoal, alguém teria que ceder. E, neste caso, primeiramente Ronnie Von e agora Claudete.

A saída da apresentadora não foi motivada pelo choque de horários ou a incompatibilidade de ter mais de um programa desse tipo na grade matutina. Pelo contrário, eles até se complementariam e que é entendido pelos diretores como sinérgicos e interessantes para o canal. Mas diante da impossibilidade manter os dois, o Vou te Contar teria que abrir mão de alguns recursos, o que, logicamente, não agradou a titular.

Saída de Surpresa

A direção foi surpreendida e teme complicações. É que foi o próprio patrocinador quem intermediou a contratação de Claudete junto à cúpula d Rede TV, arcando com parte de seu salário, bancando financeiramente toda a atração, além de ser um dos maiores anunciantes também nos outros horários. Ou seja, existe uma perda no entusiasmo inicial diante da chegada dos anunciantes de Guedes, pois isso pode representar a perda da rede de farmácias patrocinadora de Claudete.

Diante do estrago feito, uma forma de minimizá-lo seria tentar convencer a farmácia a continuar bancando o programa, promovendo Leão Lobo, numa solução caseira, pois é contratado da equipe. Mas, para isso, teriam que mudar radicalmente o conteúdo, já que não é possível manter notícias inéditas em um programa gravado de véspera.