Na segunda metade da novela Pantanal, Benedito Ruy Barbosa criou alguns personagens importantes que movimentam a narrativa, mantidos agora por seu neto Bruno Luperi, que assina a adaptação da TV Globo.
Veja também:
Além do político Ibraim Chaguri (Dan Stulbach), que influencia Jove (Jesuíta Barbosa) a se dedicar à política, uma filha sua também tem papel de destaque. Trata-se da bonita jornalista Érica (Marcela Fetter).
A jovem se envolve com José Lucas de Nada (Irandhir Santos), e Ibraim vai à fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) com a desculpa de defender a honra da filha e assegurar seu casamento com o primogênito do pecuarista.
Érica foi interpretada em 1990 pela atriz Gisela Reimann, na ocasião estreando em novelas e que voltará a participar de Pantanal agora. Gisela participou de outras produções, como A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990/91), Sonho Meu (1993/94), Chamas da Vida (2008/09) e Viver a Vida (2009/10).
A previsão é de que Pantanal vá ao ar até 14 de outubro, após esticamento de uma semana já noticiado no Observatório da TV pelo jornalista André Romano.
Na sequência, a faixa das 21h da TV Globo deve apresentar Travessia, de Glória Perez, com Lucy Alves, Chay Suede, Rômulo Estrela e Jade Picon nos papéis principais.
Todas as Flores, de João Emanuel Carneiro, que viria antes, foi realocada para o projeto de novelas produzidas para o Globoplay como primeira janela de exibição. Regina Casé, Sophie Charlotte e Letícia Colin são as protagonistas do projeto.