De volta

Jacutinga em Pantanal, Gláucia Rodrigues participou da primeira versão da novela

A exemplo de Marcos Palmeira e Paulo Gorgulho, atriz também fez parte da produção da TV Manchete

Publicado em 13/05/2022

Poucos atores da versão original da novela Pantanal, produzida em 1990, foram convidados a integrar o elenco do remake que a TV Globo exibe atualmente em sua faixa das 21h. Um dos casos é de Gláucia Rodrigues, no papel de Jacutinga, a “avó” de José Lucas de Nada (Irandhir Santos).

Gláucia Rodrigues participou de Pantanal na TV Manchete interpretando a personagem Matilde, executiva de José Leôncio (Cláudio Marzo) no Rio de Janeiro. Na Globo esse papel é de Mareliz Rodrigues, e tanto Matilde quanto seu colega Davi (Lucci Ferreira, em 1990 Júlio Levy) trabalham em São Paulo.

Davi (Júlio Levy) e Matilde (Gláucia Rodrigues) na Pantanal de 1990
Davi (Júlio Levy) e Matilde (Gláucia Rodrigues) na Pantanal de 1990

Jacutinga não é uma personagem totalmente inédita – a mulher ligada a José Lucas é uma homenagem, inclusive na profissão, à cafetina vivida por Fernanda Montenegro em Renascer, também de Benedito Ruy Barbosa, exibida em 1993.

Outros atores que estiveram nas duas versões de Pantanal: Marcos Palmeira (Tadeu ontem, José Leôncio hoje), Enrique Diaz (Chico em 1990, Gil na novela global), Paulo Gorgulho (José Leôncio jovem e José Lucas em 1990, Veio Ceci na Globo) e Almir Sater (o chalaneiro Eugênio foi Trindade na Manchete).