Nova atração da faixa de dramaturgia da TV Brasil, a novela portuguesa Sangue Oculto estreia na programação da emissora pública nesta segunda-feira (21), às 20h, com horário alternativo às 2h.
Veja também:
Com 235 capítulos de 45 minutos, a trama ainda inédita no país substitui a produção turca Um Milagre. No ar de segunda a sábado, o folhetim exibido pela SIC, de Portugal, entre 2022 e 2023, vai ao ar logo após o telejornal Repórter Brasil.
A brasileira Luana Piovani é uma das estrelas do elenco formado majoritariamente por atores portugueses. Ela vive a vilã Vanda Corte Real, uma das protagonistas da história, na segunda fase da trama. A também brasileira Vitória Frate interpreta a personagem na primeira fase da produção. Dublada para o português falado no Brasil, a história apresentada em Sangue Oculto se passa no país europeu.
O drama, com pitadas de romance e comédia, envolve a vida de duas irmãs gêmeas separadas na maternidade. Sem uma saber da existência da outra, elas se reencontram por acaso três décadas depois em uma sequência emocionante. A partir daí, segredos do passado podem mudar o destino das famílias.
Núcleo principal da trama
As protagonistas de Sangue Oculto são Carolina Batista e Benedita Corte Real, ambas interpretadas por Sara Matos. A primeira é uma obstinada enfermeira, mãe de Anna (Maria Marques) e filha de Teresa Batista (Sofia Alves); e a segunda, uma dedicada cirurgiã geral, filha do casal Vanda (Luana Piovani) e Olavo Corte Real (António Pedro Cerdeira), e namorada de Tiago Carvalho (João Catarré).
As irmãs gêmeas foram afastadas por um crime ainda na maternidade e não se conheciam até um encontro ocasional 30 anos depois da fatídica separação.
Teresa é gerente numa empresa de limpeza em Londres, que cuida do minimercado dos pais. Quando jovem, Teresa trabalhou como empregada na casa do diplomata Olavo e de Vanda, diretora clínica do Hospital Luís de Camões.
Dono do Bar T, o cozinheiro Tiago namora Benedita há três anos. Ele é apaixonado pela jovem desde o dia em que se conheceram no hospital Luís de Camões. O rapaz mora próximo à praia e é no mar que encontra a sua paz.
Trama guarda segredos de família sobre gravidez
O drama do folhetim tem início 30 anos antes dos fatos que acontecem no presente. Naquela época, Vanda descobriu que Teresa, a empregada que trabalha em sua casa, estava grávida de gêmeas, do seu marido Olavo.
A médica aproveita a ausência dele, que está em missão diplomática no exterior, para obrigar Teresa a guardar segredo sobre a gravidez. Vanda promete ajudá-la financeiramente, enquanto planeja uma forma de se livrar da mulher.
Sem conseguir contato com Olavo, Teresa se vê obrigada a cumprir as ordens da patroa, sem imaginar que Vanda pretende tirar vantagem da gravidez da sua funcionária. A impossibilidade de ter filhos é um dos motivos de tensão no casamento de Vanda e Olavo.
No dia do parto, Vanda engana Teresa e a leva para uma sala de partos desativada do hospital onde trabalha. Com a ajuda de um colega, a médica droga a empregada para que possa fazer o que quiser com ela.
O plano da vilã é ficar com Benedita, uma das crianças que criará como sua, e vender a outra a um casal estrangeiro. Teresa acorda do parto e, pensando que a primeira filha morreu, consegue fugir do hospital antes que Vanda consiga roubar a outra bebê, Carolina.
Consciente de que a patroa não a deixará em paz, Teresa decide fugir de Portugal. Enquanto isso, Vanda apresenta a gêmea Benedita ao marido. Ela conta que o neném foi abandonado pela mãe e que quer adotar a criança. Olavo fica seduzido pela bebê, sem desconfiar que ela é realmente sua filha biológica.