Esposa de Dom Pedro II (Selton Mello), Teresa Cristina é uma das protagonistas de Nos Tempos do Imperador. A personagem de Letícia Sabatella “passa pano” para as puladas de cerca do marido, inclusive com Luísa (Mariana Ximenes).
Veja também:
Retratada como uma mulher submissa, a imperatriz realmente existiu e teve um final trágico. Para se ter ideia, era conhecida como a “mãe dos brasileiros” e viveu no país até 1889.
Segundo relatos, Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias era vista como uma mulher simples, de aparência pouco atrativa, fato que desagradou seu marido. Por outro lado, há quem afirme que o imperador era muito apaixonado pela esposa.
Criada como uma nobre, a mulher tinha uma postura admirável. Embora não fosse tão altiva, ajudava o marido nas tomadas de decisões. Após se casar com Pedro, teve quatro filhos. Dois deles morreram, restando Isabel e Leopoldina.
Embora envolta em vestidos pretos, como se estivesse de luto, e da postura submissa, a imperatriz era uma exímia dona de casa. Além disso, dava bons conselhos para as suas filhas. Entretanto, tudo ruiu com o exílio da família imperial após a Proclamação da República.
Teresa Cristina morreu de desgosto
Historiadores relatam que a esposa de Dom Pedro II sofreu muito por ser obrigada a deixar seu país. Ela já vivia debilitada por sofrer de asma e sua saúde piorou.
Em 28 de dezembro de 1889, Teresa Cristina morreu após uma parada cardiorrespiratória na cidade de Porto, em Portugal. Em suas últimas palavras, a imperatriz revelou que seu falecimento não era pela doença, mas por desgosto.
“Sinto a ausência das minhas filhas e de meus netos. Não posso abençoar pela última vez o Brasil, terra linda, não posso lá voltar”, teria dito a figura histórica.
Nos Tempos do Imperador não vai mostrar a cena
A novela das seis não vai retratar a morte de Teresa Cristina. Nos Tempos do Imperador não avançará até a década de 1880, portanto, a imperatriz terá um final diferente, provavelmente ao lado do marido.
A personagem de Letícia Sabatella ajudará Dom Pedro II a desmascarar Tonico (Alexandre Nero) e deve terminar feliz ao lado da família real.
Caso haja uma terceira parte da história – para completar a trilogia que começou com Novo Mundo -, todos os acontecimentos antes, durante e após a Proclamação da República serão mostrados.
Entretanto, o projeto é apenas uma suposição. Oficialmente, a Globo ainda não confirma a continuação de Nos Tempos do Imperador.