Saudoso

Após ficar sem trabalho na TV, ator de Mulheres de Areia definhou de tristeza e fato gerou revolta entre artistas

Antônio Pompêo não aguentou a solidão e ausência de oportunisdades

Publicado em 03/10/2023

Novela original de 1993, Mulheres de Areia está no ar na faixa especial da Globo trazendo um elenco de peso.

Entre os atores veteranos estão aquelas que já se foram, como é o caso de Antônio Pompêo, que interpretou Servilio no remake escrito e adaptado por Ivani Ribeiro.

Antônio Pompêo é Servilio em Mulheres de Areia
Antônio Pompêo é Servilio em Mulheres de Areia

Carreira de Antônio Pompêo, além de Mulheres de Areia

Pompêo foi um dos grandes nomes da dramaturgia negra do Brasil, tendo estreado como ator já nos cinemas, em Xica da Silva, de Cacá Diegues.

Na TV ele começou na novela Senhora, em 1975 e fez muitos outros trabalhos, como A Moreninha, A História de Ana Raio e Zé Trovão, Pedra Sobre Pedra, Fera Ferida, A Viagem, Pecado Capital, A Casa das Sete Mulheres, de 2003, sua última produção na Globo.

Depois, foi para a Record TV, onde fez Prova de Amor, Chamas da Vida, ambas reexibidas recentemente, além de Rebelde e Balacobaco.

Este ano Antônio Pompêo pode ser visto em O Rei do Gado, que reprisou no Vale a Pena Ver de Novo.

Antonio Pompêo com Elisa Lucinda (Reprodução)
Antonio Pompêo com Elisa Lucinda (Reprodução)

Morte suspeita após ficar sem trabalho na TV

Em 5 de janeiro de 2016, o corpo do ator Antônio Pompêo foi encontrado sem vida no apartamento onde morava, em Guaratiba no Rio de Janeiro. A causa não foi revelada, mas há especulação de que tenha sido suicídio.

Muito próxima de Pompêo, a atriz Zezé Motta, que está em Fuzuê, fez uma declaração dolorosa após sua morte. “Meu amigo estava recluso, deprimido com a falta de oportunidades de trabalho. Essa é a realidadeNão teve o grande reconhecimento que merecia. Acho que morreu de tristeza”, disse ela para um jornal na época.

Além da carreira artística, o ator também era uma grande liderança do movimento negro. Tanto que conduziu por um tempo a famosa Fundação Palmares, órgão ligado ao Ministério da Cultura do Governo Federal.

O ator Antônio Pompêo
O ator Antônio Pompêo, Dominguinhos de O Rei do Gado