Nova era

Tem vilã e protagonista: SBT terá o maior elenco negro numa novela da emissora em 40 anos

Parceria com a Prime Video, A Infância de Romeu e Julieta, de Íris Abravanel, substitui Poliana Moça a partir de maio

Publicado em 23/03/2023

A sub-representação de atores negros e pardos na história da teledramaturgia brasileira, em seu contexto geral, bem sabemos, sempre esteve aquém da nossa realidade demográfica. Globo, Record e SBT, que hoje são três únicas produtoras do gênero no Brasil, vivem a “tendência” da diversidade racial em suas produções.

Contudo, nota-se que a emissora de Silvio Santos, principalmente, mesmo diante do tímido progresso da mídia televisionada nas duas últimas décadas, seguiu construindo e potencializando um imaginário branco completamente fantasioso.

Não é preciso muito para entender, basta sintonizar nas tardes da emissora e dar uma conferida nas obras de um passado não tão distante, como Pícara Sonhadora (2001), Marisol (2002), Pequena Travessa (2003), Esmeralda (2004) e Cristal (2006), clássicos da teledramaturgia com elenco predominantemente branco, e projetos onde a atriz Chica Lopes (1925 – 2016), por exemplo, colecionou personagens serviçais.

Com a implantação de um núcleo infantil de dramaturgia no início da década passada, o SBT foi entendendo e corrigindo algumas urgências no que diz a respeito de representação e representatividade. Episódios que cercam personagens como o Cirilo, de Carrossel (2012), Pata e Mosca, de Chiquititas (2014), tiveram papel fundamental nessa evolução, além da pressão do público e da mídia, é claro.

Agora prestes a estrear A Infância de Romeu e Julieta, prevista para maio, uma parceria com a Amazon Prime Video, o SBT reunirá o maior elenco negro numa novela da emissora em 40 anos, com destaque para Miguel Ângelo, de apenas 11 anos, que será Romeu, o protagonista. Sendo assim, a emissora quebra um jejum de mais de 20 anos desde O Direito de Nascer, que teve Dhu Moraes como co-protagonista.

Karin Hils é outro nome que promete ser a grande surpresa dessa história, além de marcar essa nova era do canal. Gláucia Monteiro, sua personagem, afasta a imagem do negro sofrido e pobre marcado na dramartugia da emissora, e a posiciona em um outro patamar, o da grande vilã.

A trama adaptada por Íris Abravanel também apresentará Fábio Ventura, Guilherme Sant’anna, Lincoln Tornado, Thamiris Mandú, Miguel Schmid, Lukas Cabral, Arlyane Carvalho. É aguardar!

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER