BBB 22

O que a psicologia diz sobre a aparente mágoa de Tiago Abravanel com Silvio Santos

Ator desabafou sobre a pouca vivência com o avô e as tias

Publicado em 01/02/2022

Na madrugada desta terça-feira (01), Thiago Abravanel, participante do BBB 22, expôs algumas de suas chagas familiares. E numa análise inicial na perspectiva psicológica, este gesto pode ser chamado de autorrevelação: ele, que nunca tinha falado sobre isso aos próprios familiares envolvidos, revelou sob holofotes da transmissão de um programa tão popular.

É o que explica a doutora Maria Rafart à coluna. “Bastava telefonar. A rejeição do seu núcleo familiar por parte do avô materno, por ele revelada, provavelmente está mal resolvida ainda dentro dele. Daí a necessidade de falar a respeito, mesmo sendo em rede nacional.

Ser neto de alguém tão famoso e ao mesmo tempo sentir que não tem a sua atenção teve impacto na sua formação. De fato, as relações familiares influenciam o desenvolvimento das pessoas em vários contextos de seu ciclo vital. Para a Psicologia, a família é um sistema formado por várias estruturas que se interligam, e se relacionam.

E no caso de Abravanel, houve uma certa ruptura nas ligações de sua família, deixando que seu núcleo se sentisse à parte do sistema como um todo. Somos filhos de nossas circunstâncias e contextos e a aparente mágoa de Abravanel, mostrada ontem no BBB, fala sobre isso“, analisa Rafart.

Uma grande família!

Cintia, mãe de Tiago, é a “filha número 1” de Silvio Santos, de seu casamento com Cidinha Vieira, que morreu em 1977 aos 39 anos em decorrência de complicações de um câncer no estômago.

Da união com Iris Abravanel, o apresentador teve mais quatro filhas — Daniela, Patricia, Rebeca e Renata. Tiago afirma que o contato não é próximo com todas. “Às vezes, fico sabendo, pelo Instagram, que um primo meu nasceu” disse ele.

Em 2017, ele levou Fernando Poli para comemorar o aniversário de Silvio Santos. A festa do pijama, realizada na casa do apresentador, contou com a presença de tias, primos, irmãs e sobrinhos.

Relação com Patrícia Abravanel

Na conversa com RodrigoLaís e Jade Picon na área externa, Tiago Abravanel respondeu ao comentário do brother. “Aquilo que a sua tia fez mostrou que ela é realmente bem distante de você“. Na sequência, o ator respondeu: “Para as pessoas, a sensação foi de: ‘Por que você não ligou para ela?‘”

Rodrigo, então, o questionou: “Você foi cobrado disso?“. “De todo mundo. Até dos programas de fofoca! A minha vontade era ligar [para os programas] e falar: ‘Não liguei para ela porque, se bobear, ela não tem nem meu telefone’“, respondeu Tiago. “Bom, acho que ela tem porque está lá no grupo da família, mas acho que família não se resume a grupo de WhatsApp“, completou.

Rodrigo brincou sobre a possibilidade de Tiago ser removido do grupo da família. “Talvez sim, talvez não. Sei lá! Talvez melhore a relação, talvez se construa uma nova relação“, respondeu Tiago.

“Nem eu tenho culpa, nem ele”

Eu gostaria que algumas coisas fossem diferentes? Gostaria. Mas é do jeito que foi estabelecido. Nunca me ouviram falar isso, talvez eu seja responsável por nunca ter falado, mas talvez eu também nunca tenha tido a abertura para falar.

De acordo com o ator, a maturidade o fortaleceu. “É muito doido porque hoje sei que estou tranquilo e forte para falar disso. Antes, falava disso e só vinham lágrimas. Só chorava, não conseguia entender, sofria demais. Quando entendi que era dessa forma porque não existiu relação, não foi construída uma relação, veio a sensação [de entender] e acabou.

Tiago comentou ainda que entende que as circunstâncias o fizeram ter menos contato com o avô, mas lamenta o afastamento entre a mãe, Cintia Abravanel, da família.

Nem eu tenho culpa, nem ele tem culpa. Foram as circunstâncias da vida que fizeram com que as relações fossem distantes. Talvez o que ainda me machuque é saber que a minha mãe sofre. Isso me machuca. Ela teve o pai, ela teve as irmãs e hoje ela não tem mais isso tão próximo“, afirmou.

Ao falar da infância, Tiago conta que Silvio Santos não ia a suas festas de aniversário. “Imagina eu no colégio… quando tinha festa na minha casa, os pais dos alunos ficavam esperando para ver se o Silvio Santos estava na festa ou não estava.

E as pessoas não imaginam que, tirando meu aniversário de 1 ano, que tem foto dele comigo no colo, meu avô nunca foi numa festa de aniversário minha. E eu não o julgo por isso. Pelo contrário. Podem ser as circunstâncias da vida, a quantidade de trabalho, mas principalmente a falta de relação“.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER