O Prêmio Shell de Teatro, considerada a principal honraria do gênero no Rio de Janeiro e em São Paulo, divulgou a lista com indicados do primeiro semestre de 2024 das duas praças. Foram selecionados dois artistas de cada categoria pelos dois corpos de júri distribuídos entre as cidades.
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Em São Paulo, os destaques ficaram para os espetáculos Parto Pavilhão e Brás Cubas, indicados a duas categorias cada, melhor direção e melhor dramaturgia e melhor ator e cenário, respectivamente. Já no Rio de Janeiro, as montagens Lady Tempestade e Prima Facie, estrelados por Andréa Beltrão e Débora Falabella, receberam três indicações cada.
A atriz e diretora Yara de Novaes, que assina a direção das duas obras, foi indicada por ambas as montagens. Entre outros destaques das seleções estão o cantor e compositor Zeca Baleiro, indicado pelo júri de São Paulo pela trilha do espetáculo O Ninho, um Recado de Raiz, o Teatro Oficina Uzyna Uzona e o Instituto Brasileiro de Teatro, com o prêmio especial Energia que vem da Gente.
No Rio de Janeiro, o júri é composto por Ana Luisa Lima, Biza Vianna, Daniele Ávila, Leandro Santanna e Paulo Mattos, enquanto em São Paulo, o corpo conta com Evaristo Martins de Azevedo, Ferdinando Martins, Lucelia Sergio, Luiz Amorim e Maria Luísa Barsanelli.
O Prêmio Shell conta ainda com uma categoria de destaque nacional, que tem um júri próprio, formado por Giovana Soar, Marcio Meirelles, Dane de Jade e Guilherme Diniz.
Confira a lista completa de indicados do primeiro semestre nas duas praças, que conta ainda com nomes como Mel Lisboa, por seu desempenho em Rita Lee – Uma Autobiografia Musical, e Othon Bastos, sucesso da temporada com o solo autobiográfico Não me Entrego, Não.
SELEÇÃO JÚRI SP
DRAMATURGIA
Victor Nóvoa por “E se Fôssemos Baleias”
Jhonny Salaberg por “Parto Pavilhão”
DIREÇÃO
José Fernando Peixoto de Azevedo por “Depois do Ensaio, Nora, Persona”
Naruna Costa por “Parto Pavilhão”
ATOR
Sidney Santiago Kuanza por “A Solidão do Feio”
Bruno Lourenço por “Brás Cubas”
ATRIZ
Noemi Marinho por “O Vazio na Mala”
Mel Lisboa – “Rita Lee, uma Autobiografia Musical”
CENÁRIO
Carla Berri e Paulo de Moraes por “Brás Cubas”
J.C. Serroni por “Primeiro Hamlet”
FIGURINO
Márcio Medina por “Cabaré Coragem”
Fábio Namatame por “Tarsila, a Brasileira”
ILUMINAÇÃO
Wagner Antônio por “Um Jaguar por Noite”
Gabriele Souza por “Cabaret”
MÚSICA
Zeca Baleiro pela trilha original de “O Ninho, um Recado da Raiz”
Jonathan Silva, Adilson Fernandes, Bruno Garcia, Carol Nascimento, Dani Nega e Flávio Rodrigues pela direção musical e trilha original de “Maria Auxiliadora”
ENERGIA QUE VEM DA GENTE
Teatro Oficina Uzyna Uzona, pelo êxito da mobilização cultural e social para a criação do Parque do Bixiga, marco para a história teatral e artística de São Paulo.
IBT – Instituto Brasileiro de Teatro, pela abrangência de suas ações como agente de captação de recursos e de incentivo à produção e divulgação das artes cênicas.
SELEÇÃO JÚRI RJ
DRAMATURGIA
Silvia Gomez por “Lady Tempestade”
Mauricio Lima e Dadado de Freitas por “Arqueologias do Futuro”
DIREÇÃO
Mauricio Lima e Dadado de Freitas por “Arqueologias do Futuro”
Yara de Novaes por “Lady Tempestade” e por “Prima Facie”
ATOR
Renato Livera por “Deserto”
Othon Bastos por “Não me Entrego, Não!”
Márcio Vito por “Claustrofobia”
ATRIZ
Débora Falabella por “Prima Facie”
Andrea Beltrão por “Lady Tempestade”
CENÁRIO
Cesar Augusto e Beli Araujo por “Claustrofobia”
Marieta Spada por “Um Filme Argentino”
FIGURINO
Karen Brustolin por “A Vedete do Brasil”
Fábio Namatame por “Alguma Coisa Podre”
ILUMINAÇÃO
Fabiano Dadado de Freitas por “Arqueologias do Futuro”
Adriana Ortiz por “Um Filme Argentino”
MÚSICA
Morris por “Prima Facie”
Dani Nega por “Eu Sou um Hamlet”
ENERGIA QUE VEM DA GENTE
João Vicente Estrada, Lana Sultani e Ricardo Loureiro, pela criação de uma experiência poética transformadora em “tudo é minúsculo tudo é presença”, a partir das percepções do artista João Vicente, diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) desde 2020.
Programa Enfermaria do Riso – UNIRIO, por desenvolver desde 1998 uma ação de extensão integrada entre os cursos de Teatro e Medicina para formação e pesquisa em torno de intervenções artísticas de palhaçaria em hospitais.