MEMÓRIA DA TV

Débora Falabella revela tensão nos bastidores com Adriana Esteves em Avenida Brasil

Relembre como a atriz descreveu os dias de gravação mais exigentes da trama e a surpresa ao revisitar a obra anos depois

Publicado em 08/05/2026

Mais de uma década após o fenômeno de Avenida Brasil, uma lembrança específica voltou à tona — e com um certo ar enigmático. Durante participação no Encontro com Patrícia Poeta, Débora Falabella, hoje com 47 anos, revisitou um dos momentos mais densos da trama: a fase em que Nina executa sua vingança contra Carminha.

Segundo a atriz, esse período das gravações tinha uma dinâmica diferente do restante da novela. As cenas se concentravam quase exclusivamente no embate entre sua personagem e a de Adriana Esteves. Em um ambiente mais isolado, dentro da casa onde a trama se desenrolava, o desafio não estava apenas na atuação em si, mas no nível de foco exigido. “Eu lembro que foram uma sequência de dias, só eu e ela dentro dessa casa, enquanto a Nina [a personagem] se vingava dela. Era uma concentração muito grande”, relembrou, sugerindo o peso emocional daquele momento. A tensão veio justamente da responsabilidade destas cenas.

Curiosamente, por trás da carga dramática que marcou o público, havia um contraste nos bastidores. Falabella contou que, apesar da tensão das cenas, o clima fora das câmeras era leve. A parceria com Adriana Esteves, segundo ela, era marcada por cumplicidade e até humor. “Fomos muito intensas. Morro de rir vendo as minhas cenas com a Adriana, porque eram dramáticas, mas a gente se divertia muito fazendo”, disse, revelando uma faceta pouco visível daquele confronto icônico.

Ao revisitar a novela recentemente, a atriz afirma ter enxergado o projeto sob outra perspectiva. Distante do olhar crítico que costumava lançar sobre si mesma, ela passou a valorizar mais o conjunto da obra — roteiro, direção e elenco. Com o tempo, segundo Falabella, veio também uma mudança interna: menos autocrítica e mais compreensão sobre sua própria trajetória. “Com o passar do tempo, a gente assiste se criticando menos e sendo mais gentil com a gente. Eu olho e penso: Que bom que eu amadureci, mas era uma personagem feita para aquela idade”, concluiu.

O conteúdo veiculado nesta coluna é de total responsabilidade do colunista parceiro. As opiniões e informações aqui expressas não são de responsabilidade do Grupo Observatório.