
Cansado de ver Ana Francisca (Mariana Ximenes) se envolver em tantos planos de vingança, Ludovico (Ary Fontoura) sai de seu descanso eterno mais uma vez para aconselhar a protagonista em Chocolate com Pimenta. E nos próximos capítulos da trama reprisada na TV Globo, ele pede que ela esqueça todos os planos do mal e viva sua vida para fazer o bem.
Veja também:
“Eu vim aqui para me despedir para sempre“, fala o antigo dono da fábrica. “Se despedir? Ludovico, agora que voltou, mesmo dessa maneira misteriosa, mas não vai embora, por favor, não vai embora. Eu preciso tanto da sua amizade“, implora a protagonista.
“É que eu recebi uma permissão especial”, conta ele. “De quem?“, quer saber a viúva. “Eu não posso explicar. São mistérios que mais tarde você vai descobrir. Só que eu estava sentindo tanta saudade de você, você estava sofrendo tanto, então eu resolvi voltar nessa semana do natal”, explica Ludovico.
Que completa: “Mas agora a sua vida continua e a minha também”. “Sua vida? Mas…”, fala ela, que fica sem entender nada. “Claro, Aninha, a vida é eterna, a vida continua para sempre”, devolve o irmão de Jezebel (Elizabeth Savala). “Mas por que você não pode me visitar? De vez em quando e me aconselhar quando eu preciso”, pede a ricaça.

“Porque eu vou partir para muito longe. Eu vou para um reino de luz. Eu gostaria de dizer para você não se esquecer daquela caixa… Lembra daquela caixinha que eu lhe dei? Um dia você vai precisar dela, e ela vai te salvar. Cuide também do seu amigo que veio do céu. Um dia ele vai precisar que você faça alguma coisa por ele, em troca ele fará algo por você”, fala Ludovico.
“Eu sei. Eu guardei o seu aviso dentro do meu coração”, responde a prima de Márcia (Drica Moraes). “E agora eu tenho uma mensagem para você. Para você e para todas as pessoas que têm sentimento no coração. A vida, Aninha, é uma corrente do bem. Aconteça o que acontecer, sempre faça o bem para todas as pessoas. A vingança é um mal, e o mal atrai o mal. Assim como o bem atrai o bem”, aconselha o idoso.
“Às vezes, fazemos o bem e achamos que não estamos sendo recompensados. Mas o bem, Aninha, é um tesouro que nos engrandece. É um tesouro que nos é dado para dividir com os outros. Só assim, fazendo o bem, recebemos o bem. O amor faz retornar o amor. Agora eu vou-me embora, mas quero que você saiba o seguinte: esteja onde estiver, eu sempre banharei o seu coração com muita luz“, encerra o falecido, que se despede.