Em A Sucessora, novela de Manoel Carlos reexibida atualmente pelo Canal Viva, Marina (Susana Vieira) segue determinada a descobrir os segredos de Alice e para isso, enfiou na cabeça que precisa encontrar o diário escrito pela falecida mulher de Roberto (Rubens de Falco) e rodeado por mistérios.
Veja também:
Marina tem certeza que o tão famoso caderno vermelho onde Alice escrevia suas experiências está em uma caixa de madeira que encontrou em um velho baú no porão. Diante disso, ela implora que Miguel (Paulo Figueiredo) abra a tal caixa que está sem chave.
O jornalista fica com a caixa de Alice e logo consegue destravar o compartimento, mas como não concorda com a ideia da prima de ler o diário de uma pessoa que não está mais aqui, ainda mais sem autorização, enrola o quanto pode para devolver o objeto a ela.
Como a senhora Stein insiste muito, Miguel então tem uma ideia. Ele retira o diário de dentro da caixa, deixa o caderno guardado e só então entrega a peça de volta para Marina, que fica radiante diante da possibilidade de resolver seus problemas com Roberto.
Miguel leva a caixa para a prima em uma manhã de domingo em que a mansão está cheia de gente. Roberto insiste para que Marina os acompanhe até a piscina e ela acaba deixando o pacote sobre a mesa da biblioteca, muito aflita.
Quando retorna, o embrulho não está mais lá e Marina entra em desespero até que Antônio (Paulo Pinheiro) avisa que guardou o pacote pois percebeu que era algo muito importante para patroa. Finalmente a moça consegue respirar aliviada.
Mais tarde, Antônio pede que Isabel (Sônia de Paula) leve o pacote para Marina, que está esperando no quarto. A fazendeira pede que a moça tranque a porta e logo abre a caixa, ansiosa para pegar o que tanto deseja.
Ela vasculha todos os compartimentos, e fica profundamente decepcionada quando não encontra o caderno vermelho, o diário de Alice. Angustiada, Marina revela que de nada adiantou tanto sacrifício e fica desolada, sem saber o que fazer para resolver as questões que tanto a atormentam.