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TV Brasil se prepara para produzir sua primeira novela

A novidade vai ser anunciada nesta quinta-feira (24)

Publicado em 23/10/2024

A TV Brasil vai anunciar nesta quinta-feira (24) que irá produzir sua primeira novela, o destaque principal de um edital de R$ 110 milhões destinado ao investimento em produções independentes de conteúdo brasileiro para a TV pública.

Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da EBC, fará a apresentação do edital durante o Encontro de Ideias Audiovisuais, o mercado de negócios da Mostra de Cinema de São Paulo.

Segundo a diretora, o anúncio é resultado da parceria entre a EBC e a Ancine, que vêm trabalhando desde 2023, quando conseguiram liberar as 75 produções do edital Prodav TVs Públicas, cujos conteúdos já estão sendo exibidos pela TV Brasil. O edital havia sido pago, mas sofreu censura durante a gestão Bolsonaro, que discordava das temáticas abordadas em alguns dos filmes.

“Eram R$ 70 milhões desperdiçados. Assim que assumi a Diretoria de Conteúdo e Programação, fizemos uma força-tarefa para recompor o edital e evitar o desperdício de recursos públicos. Menos de um ano depois, já estávamos exibindo essas obras”, explicou Pellegrino em entrevista ao portal Metrópoles.

Em agosto de 2024, Alex Braga, presidente da Ancine, sugeriu ao Comitê Gestor do Fundo Setorial uma solução, via EBC, para viabilizar a contratação de 46 projetos selecionados em cinco editais diferentes, entre 2016 e 2022, que nunca foram concretizados. Esses projetos estavam parados devido a pendências dos canais de TV ou programadoras vinculadas a eles junto à Ancine. No entanto, não havia nenhum impedimento para que os conteúdos fossem transmitidos pela TV Brasil.

Com a solução definida, as obras foram cedidas à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) sem custos e licenciadas por um período de 12 meses. Entre os conteúdos destacam-se produções infantis, documentários e séries de dramaturgia. Das 46 produtoras envolvidas, 40 demonstraram interesse em continuar com a exibição na emissora pública, possibilitando, assim, a liberação dos recursos necessários.

“As plataformas estimularam o produtor independente a se estruturar para dar conta da demanda de produção de novela. Mas saíram das mesas de negociação. A TV Brasil pretende entrar nesse nicho de mercado e atender a uma parte desta demanda do setor, que é convergente com uma demanda forte de programação”, detalhou a diretora.

Ao todo, R$ 15 milhoes serão investidos nesta linha, que tem ainda aporte de estúdio e equipamentos da TV Brasil no Rio de Janeiro.

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