A Rede Globo quebrou o silêncio nesta terça-feira (8) a respeito das denúncias de assédio movidas contra o ex-chefe do departamento de Humor da casa, Marcius Melhem – as quais ganharam repercussão ainda maior no final da última semana, após publicação de reportagem pela revista Piauí.
Veja também:
A emissora carioca falou oficialmente sobre o assunto, pela primeira vez, por meio de comunicado lido ao vivo pelos apresentadores do Jornal Nacional, André Trigueiro e Ana Luiza Guimarães, no fim da edição de hoje.
“A Globo informou que investiga criteriosamente todas as denúncias de assédio e que não tolera comportamentos abusivos – mas que não pode comentar publicamente nenhuma investigação desse tipo por ter assumido com todos os seus colaboradores um compromisso de sigilo do processo, que resguarda a investigação dos fatos, denunciantes, denunciados e testemunhas. Mesmo nas hipóteses de desligamento, as razões não são tornadas públicas“, justificou o canal.
A nota da Globo ainda incluiu, “como prova de transparência“, o endereço dos links onde a matéria da Piauí poderia ser encontrada, bem como a entrevista dada ao portal UOL na qual Marcius Melhem dá sua versão a respeito das denúncias.
As redes sociais de Dani Calabresa, onde a humorista tem falado recorrentemente a respeito do caso, também foram sugeridas ao telespectador que queira inteirar-se melhor sobre o caso.
Confira a íntegra do comunicado da Rede Globo
“A Revista Piauí desse mês traz uma reportagem segundo a qual a atriz Dani Calabresa foi vítima de assédio sexual e moral por parte de Marcius Melhem, ex-diretor de Humor da Globo. Ao todo, a revista enumera duas vítimas de assédio sexual, 7 vítimas de assédio moral e 3 vítimas de assédio sexual e moral.
A revista conta que a Globo abriu uma investigação interna sobre o assunto (procedimento de compliance). E informa que Melhem deixou a empresa em agosto deste ano. Diversos veículos de imprensa repercutiram a reportagem da revista.
Ouvida pela Piauí e por esses veículos, a Globo informou que investiga criteriosamente todas as denúncias de assédio e que não tolera comportamentos abusivos. Mas que não pode comentar publicamente nenhuma investigação desse tipo por ter assumido com todos os seus colaboradores um compromisso de sigilo do processo, que resguarda a investigação dos fatos, denunciantes, denunciados e testemunhas.
Mesmo nas hipóteses de desligamento, as razões não são tornadas públicas. Apesar desses esclarecimentos, a revista Piauí e outros veículos criticaram a Globo por não se manifestar sobre esse caso específico.
Como prova de transparência, a Globo informa a seu público que a reportagem da Piauí pode ser lida gratuitamente na internet, no site da Revista: piaui.folha.uol.com.br .
Embora também não aborde em público de forma direta as acusações a Marcius Melhem, Dani Calabresa tem falado sobre assédio em suas redes sociais. O perfil no Twitter e no Instagram é @calabresadani.
E uma entrevista em que Marcius Melhem admite erros, mas se defende dizendo que nunca cometeu assédio, pode ser encontrada no portal UOL: uol.com.br/splash .“