ICÔNICO

Marcos Frota relembra o seu personagem Tonho da Lua, de Mulheres de Areia: “Ele é icônico, tocou a minha alma e vai morar para sempre no meu coração”

Ator celebrou os 30 anos de lançamento da novela de Ivani Ribeiro

Publicado em 08/02/2023

O ator Marcos Frota, de 66 anos, relembrou o seu personagem Tonho da Lua, da novela Mulheres de Areia, lançada em 1993 pela TV Globo. Em entrevista ao gshow, o artista declarou que considera o papel um dos mais importantes de sua carreira na dramaturgia e que o ajudou a superar a perda da esposa, Cibele Ferreira, falecida num acidente de carro, em frente à sua casa na época das gravações da novela.

“Fiquei viúvo durante a novela. Foi muito doloroso. Então, o lado infantil do Tonho, a inocência dele me ajudou naquele momento. A minha esposa via comigo as cenas da novela, era a minha companheira. E, de repente, ela bateu com o carro em frente a minha casa. Eu não tinha nada, ninguém comigo… Então, corri para dentro de mim para entender aquela dor. E quem eu encontrei foi o da Lua pronto para me acolher com a sua maturidade e leitura espiritual”, declarou Marcos Frota.

O ator circense também conta que foi através de Tonho da Lua, que ele descobriu o significado de amor incondicional. “Ele é icônico, tocou a minha alma e vai morar para sempre no meu coração. E mais: o Tonho da Lua me fez conhecer um amor que eu não sabia que existia até a época da novela. Aquela paixão que ele tinha pela Ruth era tão pura, mágica e espiritual, que ele me fez experimentar esse amor incondicional em uma fase tão delicada da minha vida, quando estava perdido com o acidente da minha esposa”, ressaltou ele.

Por fim, Marcos Frota celebrou os 30 anos da estreia de Mulheres de Areia e revelou que foi difícil se despedir de um dos seus melhores personagens de sua carreira.

“Em determinados momentos o ator se encontra com o personagem e vice-versa. E isso acontece quando um toca a alma do outro. E quando ocorre , é possível viver o trabalho com emoção e intensidade. Por isso foi tão difícil me despedir do Tonho quando a novela terminou porque me envolvi com a alma do personagem”, falou o ator.