PAPEL MARCANTE!

Marcos Frota recorda papel como Tonho da Lua em Mulheres de Areia: “Me ensinou o amor incondicional”

Ator falou sobre a importância do escultor autista para a sua carreira artística

Publicado em 20/06/2023

O ator Marcos Frota, de 66 anos, que interpretou o personagem Tonho da Lua na novela clássica Mulheres de Areia (1993), de Ivani Ribeiro, recordou o seu papel na obra protagonizada por Glória Pires e Guilherme Fontes, e confessou o seu amor pelo papel do autista que conquistou o Brasil. Em entrevista ao site de Heloísa Tolipan, o artista celebrou a nova reprise da trama nas tardes da TV Globo e diz ter sido um grande desafio em sua carreira interpretar o escultor de areia.

“Rompeu a barreira do tempo junto com a novela. É  lembrado até hoje, em todo o lugar que eu chego com o meu circo ou com outro evento. Agora, nesse momento que ele retorna na faixa “Edição Especial“, vai poder se apresentar a uma nova geração”, disse o ator.

Marcos Frota também revelou que partiu dele imprimir um tom ingênuo ao Tonho da Lua e que o personagem impactou para sempre a sua profissão como ator.

“Eu procurei dar um pouco mais de ludicidade, já que ele é um artista, um artista das areias, das esculturas. O maior desafio de interpretar um personagem tão complexo e tão marcante foi estudar o texto. O Tonho da Lua primeiro arrancou a máscara da minha vaidade. Esse talvez tenha sido o maior impacto na minha trajetória, na minha carreira. Eu entendi, definitivamente, o exercício do ofício, da arte de representar, da arte de interpretar”, analisou o veterano.

Por fim, Marcos Frota falou sobre a importância de Tonho da Lua para a sua carreira e para o público, e destacou o quanto o personagem autista moldou a sua trajetória artística.

“Tonho me ensinou o amor incondicional, aquele amor que não espera nada em troca. Por isso é o mais rico. É o que faz você crescer. Ele se libertou através do amor que sentia pela Ruth. Apesar de todas as dificuldades psicológicas e temperamentais que o Tonho tinha, isso o libertou. Tanto que, no final da novela, ele foi embora com o circo. Isso é incrível, porque é um encontro com a minha própria vida, com a minha própria carreira. Eu criei um circo brasileiro, hoje de padrão internacional, e nunca imaginei que um personagem fosse ir embora com o circo, e ele foi. É quando a vida se mistura com a arte. Eu sou muito agradecido a toda a equipe, e principalmente ao público, que acompanhou com tanto entusiasmo a história de um dos personagens mais queridos que a gente conhece”, completou ele.

Marcos Frota
Marcos Frota em Mulheres de Areia (Divulgação/ TV Globo)