Vilã só na TV

Luana Piovani está em Sangue Oculto, mas virou piada em podcast português

A atriz envolveu-se em polêmicas ao elogiar hábitos dos lusitanos, mas é querida pela mídia

Publicado em 22/10/2024

Luana Piovani, 48, mora em Portugal desde 2019, mas não parou de atuar em telenovelas só porque saiu do Brasil. No fim da pandemia, a atriz brasileira fez a vilã da novela Sangue Oculto, exibida no canal SIC, de 2022 a 2023. Em março deste ano, no entanto, a atriz virou chacota num podcast português.

Ao participar do Pod Delas, apresentado por Boo Unzueta Tata Estaniecki, a atriz brasileira comentou que não havia refrigerante no país onde reside, Portugal, somente vinho ou água. Mas as apresentadoras do podcast luso Extremamente Desagradável não entenderam como um elogio, e ironizaram a fala de Piovani.

Não me gastem, por favor“, rebateu ela em seus stories. Com mais de 5 milhões de seguidores no Instagram, ela posta conteúdo ativista pelos direitos de mulheres e crianças.

Apesar do incidente com o podcast, que viu nas palavras da atriz uma crítica a hábitos de alimentação, a mídia portuguesa tem a brasileira em boa conta. O jornal Público publicou uma crônica com uma série de elogios ao entretenimento de Piovani.

Actriz produz muito conteúdo e o seu jeito carismático arrasta centenas de milhares a acompanharem o seu quotidiano“, disse a jornalista Rosana Hermann.

Sangue oculto

No elenco principal da trama, além de Luana, estão os atores Sara Matos, Sofia Alves, João Catarré, António Pedro Cerdeira, Maria João Pinho, Marcantónio Del Carlo, Mariana Pacheco e Cristóvão Campos.

A telenovela acompanha a vida conturbada das irmãs gêmeas Carolina e Teresa, cujo nascimento é marcado pela interferência de Vanda Corte Real, interpretada pela também brasileira Vitória Frate na primeira fase da trama.

Vanda é uma cirurgiã-geral no hospital onde nascem as gêmeas, que são separadas na maternidade. A cirurgiã é casada com Olavo Corte Real, que a traiu com a empregada, Teresa.

Quando Vanda descobre a traição, Olavo está ausente de casa. Então, ela traça um plano de ficar com uma das crianças, que apresenta para o marido sem ele saber que a menina é sua filha legítima.

Trinta anos depois do rapto de uma das gêmeas, ambas se encontram pela primeira vez. Uma delas é novamente raptada, e decide se infiltrar no hospital onde Vanda trabalha, interpretada por Luana Piovani nesta segunda fase.

A história se passa em Porto, mas as gravações externas foram realizadas nos arredores Lisboa, por contenção de gastos. Além da capital, as externas foram gravadas em Almada, no parque de campismo de Furadouro e na praia da Costa da Caparica. 

A telenovela portuguesa estreia dia 21 de outubro, no canal TV Brasil, substituindo a trama Um Milagre. Os episódios vão ao ar de segunda a sábado, às 20h, na TV aberta. No streaming TV Brasil Play, os capítulos ficam disponíveis por uma semana após a exibição. Luana não participava de novelas há mais de dez anos. Seu último papel foi em Guerra dos Sexos, o remake de 2012, em que interpretou Vânia. Atualmente, a atriz vive em Cascais.

Assuntos relacionados: