VEM AÍ

Helena de Elas por Elas, Isabel Teixeira celebra novo papel após sucesso de Maria Bruaca: “Uma vilã na dramaturgia faz a obra ir para frente”

Personagem se envolverá em um triângulo amoroso formado por Mateus Solano e Thalita Carauta

Publicado em 16/09/2023

A atriz Isabel Teixeira, de 49 anos, que ficou eternizada na memória do público pelo papel de Maria Bruaca em Pantanal (2022), será a personagem Helena no remake de Elas por Elas, que estreia no dia 25 de setembro na tela da TV Globo. Em entrevista ao site da jornalista Heloisa Tolipan, a artista falou sobre as adaptações clássicas na dramaturgia moderna e destacou que tudo pode acontecer com os personagens dela, Mateus Solano e Thalita Carauta, na história adaptada por Thereza Falcão e Alesandro Marson.

“Pode até rolar um trio ou até um casal das duas, no fim das contas, já que é uma releitura da trama. Por que, não? O remake é como uma obra clássica que se reinventa para chegar até nós. Brinco, perguntando, o que seria de Shakespeare se não fossem os remakes, não é? As obras dele também não chegariam até hoje. É um jeito da gente se ver enquanto sociedade. Escritor de novela brasileira é digno de Academia Brasileira de Letras. Acho que é um patrimônio que temos e precisamos começar a olhar cada vez mais para isso como as obras maiores que são”, falou a artista.

Isabel Teixeira também enfatizou o seu entusiasmo em viver o papel de vilã que foi originalmente escrito para a atriz Aracy Balabanian (1940-2023), na obra de Cassiano Gabus Mendes exibida em 1982.

“É uma vilã do Cassiano. Uma vilã na dramaturgia é o atrito, que faz a obra ir para frente. Estou vendo vilãs, com a Fernanda Montenegro em ‘Belissima’ (2005). A própria Aracy Balabanian em a ‘Próxima Vítima‘ (1995). A Susana Vieira como Branca, em ‘Por amor‘ (1997). É interessante demais. A da Aracy, por exemplo, é uma vilã que não sabe que é vilã. Estudando esse leque de vilania, podemos dizer que as vilãs têm fé cênica. Passo passar por opostos totalmente bem distantes, porque a vilania suporta isso. Observo que minhas duas primeiras novelas eram da imagem, da composição. E agora, faço uma trama fincada na palavra, naquela coisa do rádio, da palavra que pega, do ritmo. Estou fazendo a novela tradicional do Brasil pela primeira vez”, completou ela.

A nova versão de Elas por Elas conta com sete protagonistas. Além de Lara (Deborah Secco), Taís (Késia), Helena (Isabel Teixeira), Adriana (Thalita Carauta), Renée (Maria Clara Spinelli), Natália (Mariana Santos) e Carol (Karine Teles) estarão na trama adaptada por Thereza Falcão e Alessandro Marson.