LUTO

Autora de séries e novelas de sucesso da Globo, Maria Carmem Barbosa morre aos 77 anos

Ela sofria de complicações com Alzheimer

Publicado em 22/09/2023

Autora de séries e novelas de sucesso da Globo, Maria Carmem Barbosa faleceu nesta sexta-feira (22), aos 77 anos. Nascida no Rio de Janeiro, em 3 de maio de 1946, ela ficou conhecida por escrever, em parceria com Miguel Falabella, os folhetins A Lua Me Disse (2005), Salsa & Merengue (1996), e a sitcom Toma Lá, Da Cá (2007-2009).

Ao portal G1, o sobrinho dela, Thiago Barbosa, contou que ela morreu durante a madrugada depois de ficar dois meses internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Ela sofria de complicações com Alzheimer, e teve uma queda brusca de pressão e uma parada cardiorrespiratória.

Maria Carmem começou sua carreira no rádio, em 1970, no Programa Minerva da Rádio MEC, onde também escreveu o Falou e Disse. Também esteve por trás de programas como Tele-Tema (1986-1990) e o Grandes Nomes, na Globo. 

Além disso, colaborou na novela Olho no Olho (1993) e foi a autora principal de Lua Cheia de Amor (1990). Os seriados Armação Ilimitada, que estreou em 1985, Delegacia de Mulheres (1990), Sai de Baixo (1996), Vida ao Vivo Show (1998), Sandy e Júnior (1999) e Toma Lá Dá Cá (2005) também estão no currículo dela.

Além de novelas, seriados, minisséries, musicais e humorísticos, Maria Carmem Barbosa também criou dois especiais de Natal, que foram apresentados por Xuxa: Crer para Ver (1994), e Deu a Louca na Fantasia (1995). Em 2002, foi um das juradas do reality show Fama. Sua última produção foi a série Os Ausentes (2021), na HBO Max.

Em seu perfil no Instagram, Miguel Falabella lamentou a perda. “A vida é sempre surpreendente. Acabei de postar uma homenagem pelo aniversário de Zezé [Polessa] e recebo a notícia da passagem de Maria Carmem Barbosa, minha parceira e amiga por anos incontáveis. Escrevemos juntos novelas, peças e roteiros, viajamos juntos, sonhamos e idealizamos projetos, foi uma amizade daquelas que ficam gravadas nas estrelas”, escreveu ele.

Eu poderia passar alguns dias contando histórias sobre nós dois e, na verdade, deixei de contá-las porque Maria Carmem já tinha nos deixado há alguns anos, quando resolveu que dava o viver já por vivido e saiu do ar, com muita rapidez, desligando-se do mundo. Agora, veio a morte física”, completou o artista. “O dia fervilha de lembranças! Amiga querida, parceira de tantas aventuras, descanse! Você merece!”, encerrou.