
Guilherme Winter, que viveu Moisés de Os Dez Mandamentos, em 2015, perdeu um processo contra a Record na Justiça de São Paulo. Insatisfeito, o ator reclamou que não recebeu pagamentos das inúmeras reprises da trama em outras emissoras, além da própria emissora de Edir Macedo. A trama foi um fenômeno de audiência para o canal na época em que foi exibida e ele, o protagonista da trama.
Veja também:
Segundo o colunista Gabriel Vaquer, da coluna Outro Canal, do site F5, o ator reforçou que não recebeu nada pelas reprises da trama, nem mesmo quando a trama virou um compacto com várias outras produções bíblicas do canal, chamado A Bíblia. A trama chegou a ser exibida pela TV Brasil e também pelo TNT Novelas.
O que enfraqueceu o argumento do ator foi a análise da juíza Priscilla Bittar Neves Netto. Ela entendeu que os contratos da emissora eram muito claros, com cláusulas que autorizavam as reexibições da trama sem nenhum tipo de pagamento e restrições. Ou seja, Winter supostamente estaria reclamando de algo que ele mesmo ou seus representantes teriam concordado.
“Restou evidente que houve manifestação expressa de vontade do artista, por meio de sua empresa, de ceder tais direitos à ré (Record) e com a transferência, ela pode utilizar da obra em que atuou o ator sempre que assim o desejar, sem que seja necessário novo pagamento de remuneração”, explicou a juíza. O caso ainda cabe recurso.