
No terceiro programa da série especial “Crônicas do Presídio”, A Liga mostra algumas das falhas do sistema penitenciário brasileiro. Na terça-feira (06), às 22h30, Thaíde e Mariana Weickert conhecem de perto a superlotação e as condições improvisadas dos presídios, além de entrevistar alguns dos mais violentos criminosos da Paraíba.
Veja também:
Em um dos relatos mais impressionantes, um preso conta, com riqueza de detalhes, como esquartejou um colega de cela. “Uma pessoa falar na sua frente que matou e esquartejou de uma maneira tão natural foi muito pesado para mim”, revela Thaíde. Ele também entrevista o delegado Walber Virgulino, ex-secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, que critica todo o sistema, desde a prisão até a custódia. Já Mariana ouve a história de uma detenta que entrou no tráfico como “aviãozinho” para pegar drogas para a própria mãe.
O programa também aborda um tema polêmico, a reinserção dos ex-detentos na sociedade. Questionado por Thaíde, um dos presos é categórico ao afirmar que isso é impossível. “Aqui é a escolinha do mal, a gente só aprende o que não presta. A chance é sair daqui capacitado para o crime”.
A Liga vai ao ar às terças-feiras, às 22h30, na tela da Band.