Algumas vezes, emissoras de televisão aberta, promovem mudanças bruscas de horários em sua grade de programação visando ter mais audiência, e alavancar o número de telespectadores de determinado programa quando este está em baixa.
Veja também:
Recentemente, a Globo adotou esta medida ao trocar o horário de exibição da supersérie Os Dias Eram Assim às quintas-feiras pelo horário da série Vade Retro. Os Dias Eram Assim passou a ocupar a faixa das 22:30, pegando carona na boa audiência de A Força do Querer, enquanto a série estrelada por Tony Ramos ganhou o horário das 23:30.
Leia também: Conversa com Bial foi o principal acerto da Globo este ano
Nem sempre mudanças como essas surtem o efeito desejado, levando a emissora a mexer novamente nos horários, fazendo com que o programa em questão volte para sua faixa original.
Listamos abaixo programas que foram trocados de horário e voltaram a seu horário original:
Cidadão Brasileiro
A novela Cidadão Brasileiro era a grande aposta da Rede Record em 2006. Contando com um elenco de estrelas como Lucélia Santos, Gabriel Braga Nunes, Paloma Duarte e Leonardo Brício, a trama estreou no horário das 20h30 com direito a sorteios de automóveis para os telespectadores durante os intervalos dos cinco primeiros capítulos. Em apenas três semanas de exibição, a história escrita por Lauro César Muniz patinou na grade do canal sendo exibida às 21h, 21h30, 22h, voltando para 20h30, seu horário original, e tendo seu último capítulo exibido ás 22h.
Alta Estação
Alta Estação sofreu do mesmo mal de Cidadão Brasileiro, numa época semelhante. O ano era 2006, e a trama protagonizada por Andreia Horta, Ariela Massoti, Guilherme Boury, Vergniaud Mendes e Daniel Aguiar teve seu primeiro capítulo exibido às 18h. Com o sucesso de Prova de Amor, a Record decidiu transformar todas as suas tramas em dramas policiais, e de novela jovem e leve que era, Alta Estação se transformou numa história sobre crimes mudando de horário diversas vezes. Foi exibida também às 19h, 19h15m, 18h45 até voltar às 18h.
Fofocando
Ainda com o nome Fofocando (atual Fofocalizando), o programa do SBT estreou em Agosto de 2016 às 14h15, na tentativa de ser um concorrente à altura para o Hora da Venenosa da Record. Sem sucesso, o programa passou por diversos horários, chegando a ser colocado às 8h, e depois voltando para o horário vespertino às 15.
Chiquititas – 1ª Versão
Em 1997, o SBT estreou a primeira versão da novela Chiquititas, fazendo dobradinha com os capítulos finais de Maria do Bairro. A novela era a aposta da emissora no horário as 20h, e fez bastante sucesso. Com a estreia da segunda temporada em agosto de 1998, a novela passou a ser levada no ar às 19h30, após Disney Club, e voltou para o horário das 20h em sua última temporada em 2000, na tentativa de não competir diretamente com Uga Uga, da Globo.
Primeiro Impacto
O programa jornalístico Primeiro Impacto, do SBT apresentado por Dudu Camargo, inicialmente tinha seu horário de exibição das 6h às 8h30, e passou a ser levado ao ar ao meio dia após a contratação de Marcão do Povo. Dudu Camargo passou a comandar o SBT Notícias, e alguns dias depois voltou para o Primeiro Impacto, que também voltou ao seu horário matutino.
A Feia Mais Bela
A novela mexicana A Feia Mais Bela, também andou patinando em seus horários. Tendo estreado as 18h, a novela teve alguns de seus capítulos exibidos às 22h, retornando dias depois para seu horário original.
Vídeo Show
Único caso da Rede Globo, o Vídeo Show em 1997 foi exibido por alguns dias às 17h antes de Malhação, voltando reformulado às 13h como de costume naquele ano.