Sob Pressão, uma das melhores séries nacionais de todos os tempos, ganhou uma oportuna edição especial em dois episódios. Sob Pressão – Plantão Covid coloca os consagrados personagens do seriado de Andrucha Waddington diante de uma realidade ainda presente na vida dos brasileiros, e de maneira inteligente e muito necessária.
Veja também:
- Carolina em Sob Pressão, Marjorie Estiano abre o jogo sobre fase da personagem após descobrir um nódulo na mama: "Vai viver o medo da morte"
- Encantado’s e Sob Pressão crescem em audiência na Grande São Paulo e no Rio de Janeiro
- Evandro em Sob Pressão, Júlio Andrade fala da despedida da série: "Ficar num papel só me deixa nervoso"
Um dos principais trunfos da série protagonizada pelos médicos Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano) é o seu profundo compromisso com a realidade. Desde a primeira temporada, houve a preocupação em se construir enredos impactantes, tendo como pano de fundo a complicada questão da saúde pública brasileira.
Neste contexto, Sob Pressão já mostrou hospitais sucateados, profissionais de saúde pouco valorizados, a corrupção que compromete a qualidade do serviço, e até mesmo propôs reflexões sobre o contexto social e econômico do Brasil. Ao mesmo tempo, defende um serviço de saúde pública, com a democratização dos acessos aos hospitais. Ou seja, é uma série de forte bandeira política.
Sendo assim, nada mais natural que ela fosse colocada no contexto da pandemia da covid-19. A maneira pouco organizada com que o país lidou com a grave crise sanitária global afetou toda a população. E os profissionais de saúde se viram na linha de frente, muitas vezes sem qualquer garantia de segurança. Ou seja, o atual contexto da pandemia rende novos e importantes dramas à série.
Retorno
A “microtemporada” de Sob Pressão serve, também, para que o espectador reencontre Evandro, Carolina e seus parceiros de trabalho, tendo em vista que a temporada anterior foi ao ar no primeiro semestre de 2019. Inicialmente, a série deveria acabar no terceiro ano. Mas ganhou uma sobrevida, com uma nova temporada prevista para o ano que vem. Os dois episódios de Plantão Covid, portanto, servem para que o público se reconecte à história.
É interessante notar, nesta nova leva, que Evandro e Carolina seguem fiéis aos princípios que os movem desde a primeira temporada. Mas, desta vez, dentro da tensão que uma doença tão contagiosa e, ao mesmo tempo, tão desconhecida, causa. Vê-los atuando num hospital de campanha e lidando com o caos imposto é impactante, mas faz todo o sentido.
Além de servir ao drama dos personagens, Sob Pressão continua jogando luz sobre os assuntos urgentes. Desta vez, é justamente a falta de uma ação coordenada no combate à doença é colocada em discussão. A série envolve, ao mesmo tempo em que coloca o dedo na ferida. E, justamente por isso, esta volta foi tão necessária.
*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.