O último capítulo de Família é Tudo, exibido pela TV Globo nesta sexta-feira (27), deixou muitos telespectadores inconformados. Isso porque Catarina (Arlete Salles) uma das principais personagens, sequer apareceu no episódio derradeiro e não teve direito a um desfecho na trama.
Veja também:
A última aparição da gêmea de Frida (Arlete Salles) se deu no penúltimo capítulo, exibido na quinta (26). Catarina ajudou a desmascarar o filho Hans (Raphael Logan) na frente de todos e simplesmente não deu mais as caras.
Ela não se reconciliou com os sobrinhos, não pediu perdão à irmã e nem teve seu final feliz com Furtado (Claudio Torres).
A personagem que antes era uma megera invejosa teve sua redenção construída e a personalidade moldada para um digno desfecho feliz ao lado do pai de Mila (Ana Hikari) – definitivamente, se tornou uma pessoa melhor.
Por isso, quem acompanhava a trama estranhou o fato de Catarina não ter nenhuma cena no capítulo final e simplesmente desaparecer após revelar os crimes de seu herdeiro em uma coletiva de imprensa.
“Fiz minha parte”, diz autor de Família é Tudo
Inicialmente, a culpa do “buraco” foi atribuída a uma possível falta de planejamento e organização do autor Daniel Ortiz. No entanto, ao ser questionado, o novelista garante que escreveu um desfecho para o casal que conquistou o público nas últimas semanas.
Logo que o episódio terminou, os fãs de Família é Tudo correram para as redes sociais de Ortiz e exigiram uma explicação: “por que a Catarina não apareceu e não teve um fim? O que aconteceu com ela?”, indagaram.
Com ar de insatisfação e decepção, Daniel respondeu. “Eu escrevi o final deles, fiz minha parte”, revelou, entregando que a cena ou não foi gravada ou acabou cortada pela direção na edição final do último capítulo.
Fato recorrente
Não é a primeira vez que algo do tipo acontece em uma novela de Daniel. Em Salve-se Quem Puder (2021), por exemplo, várias cenas escritas para o encerramento foram gravadas, mas retiradas na ilha de edição para adequar o último capítulo ao tempo de arte permitido na grade.
Contudo, nada que comprometesse o fim do folhetim foi retirado – o oposto do que ocorreu em Família é Tudo. A ausência do desfecho de Catarina, somada ao sumiço completo da personagem no último capítulo, deixou uma lacuna enorme na história pois a gêmea era um dos pilares do enredo.
A sensação que fica é que o telespectador acompanhou os 177 capítulos à toa, já que não teve direito a saber a conclusão da figura que movimentava tudo e era a grande responsável pela história acontecer. Até porque, se Catarina não tivesse topado trocar de lugar com Frida, o enredo de Família é Tudo nem teria acontecido.