Exclusivo

Autoras de música sobre “brocha”, Day e Lara celebram sucesso de Rensga Hits! e falam de atuação

Em entrevista à coluna, cantoras falam sobre série sertaneja e aval da Globo para composições ousadas

Publicado em 18/08/2022

A primeira temporada de Rensga Hits! chegou ao fim nesta quinta-feira (18), com os dois últimos episódios divulgados no streaming, mas Day e Lara já estão ansiosas para a sequência da série, já confirmada pelo Globoplay. A dupla formada por Day Camargo e Lara Menezes assinou duas músicas da trilha sonora da produção sertaneja: Disfarce e Nota 100 (com uma letra hilária sobre um homem “brocha”). No segundo ano, elas querem ir além da composição e sonham ser atrizes.

Na última semana, as cantoras participaram da festa de lançamento de Rensga Hits! no Rio de Janeiro. Em entrevista exclusiva à coluna, Day diz que não perdeu viagem e se mostrou preparada para receber qualquer papel. “Eu quero estar na série como atriz! Joguei vários verdes para a produção: ‘Vocês não vão me querer na Netflix? Se eu fosse vocês, correria logo!’. Desculpa, estou no meu signo”, brincou ela, que comemorou 29 anos na última quarta-feira (17), mesmo dia em que o tio, Zezé Di Camargo, completou 60 anos.

A provocação para a equipe do Globoplay faz sentido. Day estreará como atriz na série Só Se For Por Amor, da Netflix, prevista para 21 de setembro: “Eu parei com o teatro no mesmo momento em que me dediquei 100% à composição, e agora voltei para este meio. O que mandar para nós estamos fazendo! A gente bate no peito, cabeceia e faz o gol!”.

Enquanto Day ganhava espaço escrevendo para artistas famosos (por exemplo, Mais Que Uma Saudade, de Simone & Simaria, é em parceria com Paula Mattos, outra compositora de Rensga Hits!), Lara buscava se firmar no meio sertanejo. A mineira separou-se do irmão cantor, Victor, e em 2014 mudou-se para Goiânia, onde conheceu sua futura parceira e, apenas dez meses depois, decidiram cantar juntas. As casas de composição da série, comandadas por Marlene (Deborah Secco) e Helena (Fabiana Karla), mostram exatamente como a dupla iniciou a carreira.

“Fizemos parte do primeiro grupo de composição que existiu em Goiânia, É Disso Que Eu Tô Falando Hits. Eram sete pessoas, e a Day e eu éramos as únicas mulheres”, relembra Lara, comparando Rensga Hits! e a rotina real da indústria sertaneja: “Não costumamos beber para compor nem temos mulheres empresárias, é super escasso no mercado. Nós gerimos a nossa carreira, mas é muito difícil porque o meio é mais constituído por homens. Esta foi uma forma de crítica, acredito, muito real e necessária”.

Juntas, Day e Lara assinaram músicas de Gusttavo Lima, Naiara Azevedo (que participa de Rensga Hits! interpretando ela própria), Lucas Lucco, Zé Neto & Cristiano, Yasmin Santos e Maiara & Maraisa. Estão entre as 10 mulheres mais bem remuneradas da década pelo ECAD (responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais). Como cantoras, elas também emplacaram sucessos. O primeiro, Até Ex Duvida (com participação de Maiara & Maraisa), acumula mais de 65 milhões de acessos, somados, no Spotify e no YouTube.

Globo aprovou música sobre impotência sexual sem vetos

Convidadas pelo produtor musical Dudu Borges, por intermédio da cantora e compositora Bibi, Day e Lara formaram o time de criação da trilha sonora de Rensga Hits!. O desafio, considerado por elas “enorme”, foi escrever músicas baseando-se apenas nos roteiros entregues pela direção da série. As faixas precisaram da aprovação da Globo, mas Disfarce e Nota 100 voltaram sem vetos nem alterações, mesmo esta com referências até a sexo oral.

“Acredita que as nossas músicas não tiveram de ser corrigidas? Do jeito que enviamos foram aprovadas. A Bibi foi excepcional nisso, porque a forma como ela mostrou Nota 100 para o elenco, para a direção e para a produção, dizendo: ‘Essa música a gente pensou realmente em uma coisa mais ousada, mas de forma mais cômica’. Até falamos: ‘Essa música é muito Day & Lara!’. Ficou ousado mesmo, porque essa música, por mais que tenha acontecido na série, aconteceu com a Lara também! Comigo ainda não aconteceu, mas a Lara, tadinha, acho que ela queria ter falado: ‘Pelo tanto que cê fez publicidade, eu esperava um pouco mais de habilidade. Se não subiu, tenha mais criatividade, usa sua boca com mais versatilidade'”, brinca Day.

Em Rensga Hits!, Gláucia Figueira (Lorena Comparato) pede uma canção sobre homem “brocha” para Raíssa Medeiros (Alice Wegmann) em resposta a Isaías (Mouhamed Harfouch), que falhou com ela na hora H. Day e Lara conheceram as atrizes na festa de lançamento e se surpreenderam com o reconhecimento do trabalho musical.

“A gente se sentiu muito honrada, porque ouvimos: ‘Eu conheço vocês, sou fã, a música Nota 100!’. Não nos sentimos inferiorizadas nem menores do que ninguém. Nos sentimos peça fundamental do processo. Falei com a Lorena Comparato: ‘O sucesso de Rensga se deve a vocês, mulheres da música sertaneja’. Não imaginávamos que seria tão especial”, celebra Day.

“Ficamos muito felizes ao ver muitas mulheres comandando e nos vimos realmente representadas por todas as mulheres que fizeram parte da composição, do roteiro, da interpretação, da produção. Essa pitadinha feminina trouxe o sucesso. Estamos ansiosas pela próxima temporada, vamos ver quais serão os próximos desafios que teremos que escrever”, finaliza Lara, que também foi segunda voz de Alice Wegmann e Lorena Comparato na trilha sonora.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Assuntos relacionados: