Análise

Com filhos de Gugu e Faustão, Domingão homenageia maior rivalidade da história da TV

Guerra de audiência entre SBT e Globo marcou os domingos da televisão brasileira nos anos 90

Publicado em 08/10/2023

O Domingão com Huck de hoje (8) reunirá os filhos de Gugu Liberato e Fausto Silva. Unidos pela doação de órgãos, João Augusto e João Guilherme disputarão o cinturão da Batalha do Lip Sync. A competição, além de atrair o público pelo encontro inédito, homenageará a maior rivalidade da história da televisão brasileira.

Os pais dos dois participantes dominaram os domingos na década de 1990. Na Globo, o Domingão do Faustão havia conseguido desbancar Silvio Santos e reinou até a estreia do Domingo Legal no SBT. A batalha medida pelo ibope minuto a minuto revolucionou a cultura pop com duelos insanos e ausência completa de limites para liderar a audiência.

A disputa começou a acirrar em 1994, quando o Domingo Legal passou a ser ao vivo com quadros como Táxi do Gugu, Gugu na Minha Casa e Banheira do Gugu, que renderam à atração as primeiras lideranças. Pela primeira vez, o SBT se tornava “independente” de Silvio Santos aos domingos. Gugu subverteu os limites da família tradicional e misturou o sagrado e o profano, colocando no mesmo palco um padre, um strip-tease e artistas mirins.

A concorrência precisou reagir à apelação do Domingo Legal. Faustão rasgou o “padrão Globo de qualidade” ao ridicularizar uma pessoa com deficiência (Latininho) e exibindo nudez ao vivo (sushi erótico). A briga virou “real” em desenho animado: Gugu “nocauteou” o Domingão em comerciais do SBT.

A rivalidade, porém, jamais extrapolou os estúdios de Globo e SBT. Enquanto as produções do Domingão e do Domingo Legal quebravam a cabeça para vencer no Ibope, Fausto Silva e Gugu Liberato se comportavam como amigos e bons colegas de profissão.

A “guerra de audiência” ganhou as manchetes e gerou um fato histórico: a união dos dois apresentadores em uma transmissão simultânea, em 23 de fevereiro de 2003, para a campanha Junta Brasil, patrocinada pela Nestlé aliada ao programa Fome Zero, do Governo Federal, simbolizando a união de dois concorrentes por um bem comum.

Vinte anos depois, Gugu e Faustão se uniram novamente, desta vez em prol da doação de órgãos. O ex-titular do Domingo Legal, que morreu em novembro de 2019, salvou vidas como doador. O ex-Domingão, por sua vez, teve sua vida salva com um novo coração.

Na Globo, João Augusto e João Guilherme homenagearão Gugu e Faustão da forma mais adequada: uma competição na TV. A “guerra de audiência” ficou no passado, mas será eterna.

À esquerda, João Augusto e João Guilherme; à direita, Faustão e Gugu juntos na TV
À esquerda, João Augusto e João Guilherme; à direita, Faustão e Gugu juntos na TV

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

As informações e opiniões expressas nesta crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.