Média baixa

A Caverna Encantada vira o maior fracasso infantil do SBT

História protagonizada por Mel Summers é a de menor ibope desde o início do ciclo na emissora, em 2012

Publicado em 23/03/2025

Não tem jeito e parece que não vai mudar: a novela A Caverna Encantada já figura entre os maiores fracassos de audiência na dramaturgia do SBT. Aliás, a trama de Íris Abravanel deve ser responsável por uma parada estratégica no setor a partir do segundo semestre.

Até agora o folhetim protagonizado por Mel Summers soma menos de 4 pontos de média geral na Grande São Paulo, tornando-se a trama infantil de pior índice até aqui. Nem de perto compara-se ao sucesso de Carrossel (2012), Chiquititas (2013), Cúmplices de um Resgate (2015), Carinha de Anjo (2016) e As Aventuras de Poliana (2018).

As duas tramas anteriores à novela A Caverna Encantada já davam indícios da queda de audiência, mas ainda brigavam pela vice-liderança. Poliana Moça (2022) terminou com 6,2 pontos de média e A Infância de Romeu e Julieta (2023) – em uma situação mais crítica – finalizou com 4,6 de média.

Enquanto A Caverna Encantada flopa no ibope, Chaves desbanca e bomba no SBT

Se tem uma decisão que a direção do SBT não precisa se arrepender de ter tomado foi de colocar o seriado Chaves no horário nobre, entre o principal telejornal comandado por César Filho e a novela inédita A Caverna Encantada. É que a atração tem garantido ótimos índices de audiência.

De acordo com a Kantar Ibope Media, entre 10/03/25 a 16/03/25, o ‘menino do barril’ garantiu 4,4 pontos de média e 8,3% de participação nos televisores ligados na Grande São Paulo. Teve mais audiência que o Programa do Ratinho e o humorístico A Praça é Nossa no mesmo período.

Chaves ainda conquistou 2,6 pontos e 6,3% de share na Grande Rio de Janeiro. Por fim, o programa idealizado por Roberto Gómez Bolaños também registrou 3,3 pontos de média e 6,6% no consolidado das 15 praças de mediação de audiência.

O artigo A Caverna Encantada vira o maior fracasso infantil do SBT foi publicado primeiro em Ocanal.com.