
Após sete anos, Rock in Rio volta a ser exibido ao vivo pela Rede Globo. As últimas edições foram transmitidas para assinantes pelos canais pagos do grupo, o Multishow e o Bis, além da plataforma Globoplay. Mas calma, não pense que o telespectador tradicional, que não assina os canais especiais, terá acesso a tudo!
Veja também:
Como é de praxe, esta emissora aberta tem verdadeiro pavor de alterar sua “programação normal”. Portanto, para não modificar muito sua grade, as transmissões ao vivo ficarão restritas aos artistas principais que encerram as atrações diárias do Palco Mundo, previsto para o início da madrugada. Dessa forma, a estação líder consegue manter sua faixa nobre intacta.
40 anos: Prá Sempre Rock
A TV Globo também exibirá parte da grande novidade deste ano, o “Para Sempre Rock”, uma cerimônia que celebra o “Dia Brasil”, com presenças nacionais que fizeram história nesses 40 anos de festival, como Capital Inicial, NX Zero, Detonautas, Pitty, Rogério Flausino e Toni Garrido.
O restante será exibido de forma compacta no final da noite, como já vinha sendo feito nos últimos anos. Assim, além de manter sua grade, a Globo aberta não canibaliza seus canais pagos, que costumam ter um aumento significativo de audiência e de anunciantes em grandes eventos como o Rock in Rio.
Para encaixar o festival, a emissora vai antecipar um pouco o Jornal da Globo e suprimir o Conversa com Bial, enquanto a reprise da novela das sete deve ser empurrada para o final da madrugada. Ainda não foi decidido se o talk show será cancelado nesse período ou se será exibido apenas pelo canal GNT. Tudo depende das negociações com os patrocinadores do programa comandado por Pedro Bial.
Equipe em Definição
O setor comercial está finalizando as parcerias com os últimos patrocinadores e anunciantes para a transmissão televisiva do festival, enquanto os departamentos artístico e de jornalismo realizam as definições finais sobre os nomes que irão comandar a transmissão.
A última transmissão que a TV Globo fez do Rock in Rio foi em 2017, quando exibiu alguns dos principais momentos do festival. Este ano, acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
Enquanto o departamento comercial finaliza as parcerias, os setores artístico e de jornalismo acertam os detalhes sobre quem irá comandar a cobertura do evento.