Em meio a dúvidas sobre a sua permanência, Cátia Fonseca retornou essa semana ao comando do Melhor da Tarde. Preferiu engolir a seco o afastamento do marido Rodrigo Riccó, da direção do programa. O juízo falou mais alto. É melhor um do que dois desempregados em casa.
Veja também:
A Band escalou Mario Meirelles para ocupar o cargo. O que garante a permanência do Melhor da Tarde é o seu retorno comercial. Isso porque a audiência oscila entre as piores do canal, que já não é lá essas coisas, figurando na quarta posição entre as redes de TV aberta. Mas antes de buscar culpados é preciso contextualizar.
A Raiz da Baixa Audiência
Em São Paulo, sede do canal, a revista de perfil feminino entra no ar depois de três horas e meia seguidas de exibição de programas sobre futebol, como Jogo Aberto e Os Donos da Bola. Apesar desses esportivos estarem entre os campeões da emissora na Grande São Paulo, não entregam nada a Cátia Fonseca.
São públicos quase antagônicos.. Dificilmente alguém da audiência anterior vai prosseguir na Band com a apresentadora. Ou seja, a jornalista começa heroicamente sua atração praticamente do zero. Com apenas uma hora e meia de duração, quando começa a aquecer, já está no momento de entregar para o Brasil Urgente.
Apesar do esforço de Joel Datena, a sintonia no ar de Cátia Fonseca era bem maior com o pai José Luiz Datena. Esse bate-papo ao vivo durante a passagem dos programas costumava render pontos que se somavam a média geral do Melhor da Tarde.
Isso apesar de que grande parte dos assuntos anunciados nesse momento por ambos os Datenas ficasse somente na promessa para a maioria dos brasileiros. Das quase três horas e meia de extensão do Brasil Urgente gerado de São Paulo, somente uma hora e vinte entra em rede nacional, mas precisamente entre 17h30 e 18h50.
Programação mais amigável na Band-Rio
Embora a audiência média seja ainda menor que a da sede paulista, no caso do Rio de Janeiro, a situação de Cátia Fonseca é bem mais confortável. Ela recebe uma programação bem aquecida e que agrega ao seu programa transmitido em rede nacional.
Anteriormente são exibidos o policial A Voz do Rio – com Wagner Montes Filho e o feminino Vem com a Gente com a carismática Gardênia Cavalcanti que passa de forma sutil o público carioca para o Melhor da Tarde.
Na Band-Rio, o final do Melhor da Tarde ainda recebe os telespectadores fluminenses que estão se acomodando para acompanhar a versão local do Brasil Urgente que começa às 16h.
Demissão pode inviabilizar rico conteúdo internacional
Mesmo em férias, sempre que retorna, Cátia Fonseca traz na bagagem material estrangeiro que vai sendo diluído durante ocasiões especiais de forma a agregar valor ao Melhor da Tarde. Esse conteúdo é captado e editado pelo próprio marido, Rodrigo Riccó.
O grande impasse é se os setores jurídico e de Recursos Humanos vão aprovar a exibição devido a desvinculação de Riccó dos quadros da emissora, o que pode gerar problemas futuros. Mesmo assim, o casal manteve a tradição, apesar de não saber se as imagens poderão ser utilizadas no programa de TV, ou se vão ser usadas apenas nas mídias sociais e projetos pessoais da apresentadora.
A Itália foi o foco do casal, com registros da Capital Roma seguindo por Milão, Florença, Veneza, Verona e Bérgamo. Encerrou o tour percorrendo a chamada rota do perdão até o Vaticano que vive o período de Jubileu.
Rota do Perdão
Para alcançar a indulgência, os fiéis devem, entre outras práticas, realizar uma peregrinação pelas quatro Basílicas Papais Maiores de Roma: São Pedro no Vaticano, Santíssimo Salvador em Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.
“Que experiência única e transformadora percorrer essas basílicas tão grandiosas e cheias de história. Cada uma delas carrega uma energia especial, e saber que estamos seguindo uma tradição tão significativa torna tudo ainda mais emocionante. Já visitamos três das quatro igrejas e estamos ansiosos para completar esse percurso na Basílica de São Paulo”, afirmou Catia.
O marido ainda registrou o desafio da comunicadora da Band ao subir ao topo da Basílica de São Pedro, percorrendo 300 degraus a pé e mais 300 com auxílio de elevador, e desceu os 600 degraus completos a pé.
“Todo esforço valeu a pena para contemplar essa vista deslumbrante. Foi um privilégio poder apreciar uma panorâmica tão fascinante da cidade“, destacou a jornalista.
retornou a rotina do Melhor da Tarde na Band
