Record opta por uma meia verdade ao rapidamente vir a público desmentir que foi atingida por um incêndio. Só não complementa a nota oficial com a informação de que o incidente ocorreu no mesmo espaço em que funciona o Complexo da emissora no Rio de Janeiro, com parte dele arrendado para a Seriella Productions. Trata-se da prestadora de serviços que atualmente grava todas as novelas , sob a supervisão direta de Cristiane Cardoso, filha do Bispo Macedo da Igreja Universal.
Veja também:
Inicialmente, as chamas atingiram uma parte da cidade cenográfica, mas somente após a liberação do rescaldo a perícia oficial vai avaliar se outras estruturas também foram comprometidas, como os galpões onde funcionam os estúdios e o prédio que abriga equipes de produção e de apoio, como maquiagem, figurinos e carpintaria de cenários.
Cronograma afetado
Assim que o espaço seja liberado, técnicos da emissora e da Seriella vão vistoriar a área para verificar os reais estragos. Baseado nessa avaliação, a direção deve apresentar ainda essa semana providências para que o incidente impacte o mínimo possível no cronograma dramatúrgico, que acabou de viver momentos positivos de recuperação de audiência e de valorização publicitária alavancados pela recém-encerrada Rainha da Pérsia.
O entusiasmo foi tanto que a estação tinha acabado de autorizar a produção a toque de caixa de Neemias, um spin-off, que é uma espécie de derivação de Rainha da Pérsia, para estrear o mais rápido possível e aproveitar a esteira do sucesso.
Outro sinal verde dado a Seriella e que pode ser comprometido é mais uma continuidade da série Reis. Por sorte, a décima segunda temporada já está pronta e disponível no streaming da Igreja, a Univer Vídeo, que passou a ter primazia de exibição antes da TV.
Ameaça para novas estreias
Ou seja, nem a direção sabe sobre as reais dimensões dos estragos e o quanto podem afetar o seu calendário, que antes do incêndio já apresentava uma descontinuidade produtiva. Não teve uma substituta inédita para Rainha da Pérsia e, pela primeira vez nos últimos tempos, teve que substituir seu horário nobre por uma produção estrangeira, a novela turca Força de Mulher, recém estreada.
A torcida é de que os danos tenham sido superficiais. No entanto, a direção até já aprovou a possibilidade de liberação de verba extra caso os prejuízos sejam menos graves e mais fáceis de reconstituição, como cenários e figurinos. Um pouco mais complicado será se tiver afetado cabeamentos e equipamentos.
No entanto, a maior preocupação é que o incêndio tenha comprometido as estruturas da construção, o que complicaria e atrasaria ainda mais o retorno das gravações. A direção já pensa na opção de emendar uma outra produção turca ao fim de Força de Mulher. No entanto, só na pior das hipóteses. É que embora os primeiros capítulos da estrangeira não tenham comprometido a média de desempenho, a direção não quer perder a boa posição aberta pela bíblica Rainha da Pércia