Mais do que bolos

Clarice de Sete Pecados e Maria da Paz de A Dona do Pedaço seriam boas amigas?

Personagens das duas novelas de Walcyr Carrasco possuem muitas coisas em comum

Publicado em 06/11/2023

Sete Pecados (2007), de Walcyr Carrasco, chega nesta segunda-feira (6) no catálogo do Globoplay. A trama parte da mimada e rica Beatriz (Priscila Fantin), evoluindo para outras histórias que abordam os pecados capitais: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e vaidade. A trama é lembrada pela saída, no meio do caminho, da atriz Cláudia Raia, que interpretou a vilã Agatha.

Além de Beatriz e Agatha, outra personagem feminina de destaque na novela foi a confeiteira Clarice (Giovanna Antonelli), casada com o taxista Dante (Reynaldo Gianecchini), o mocinho de bom caráter.

Clarice é uma mulher batalhadora, que luta pela felicidade da família, perfil muito parecido com a protagonista de outra novela de Carrasco, A Dona do Pedaço (2019). Além da atividade em comum que exercem, essas duas personagens têm mais coisas que poderiam uni-las, gerando identificação, que poderia ser o início de uma amizade.

Confeiteiras

Juliana Paes em A Dona do Pedaço
Juliana Paes em cena de A Dona do Pedaço (Divulgação / Globo)

Em Sete Pecados, Clarice ajuda nas despesas da casa fazendo bolos artísticos para casamentos e festas, doces e salgados sob encomenda. Já em A Dona do Pedaço, Maria da Paz (Juliana Paes) encontra nos bolos uma saída para mudar de vida e, a partir de uma receita de família, torna-se dona de uma grande confeitaria. Será que as duas trocariam boas receitas?

Amores roubados

No início de Sete Pecados, Clarice tinha Beatriz como uma grande amiga a quem fazia confidências. Com o passar do tempo, ela descobre que moça é sua rival e mais, que Dante acaba cedendo às investidas e comete uma traição, que resulta em separação.

Dante vai morar com Beatriz, que o incentiva a brigar pela guarda dos filhos, e isso aumenta ainda mais o embate entre esse triângulo amoroso.

Já Maria da Paz sofre ao perder seu primeiro amor, Amadeu (Marcos Palmeira), devido à rivalidade entre as famílias. Vinte anos se passam e a protagonista reencontra sua grande paixão, mas ele já está casado e sua esposa fica gravemente doente, o que impede os dois de reviverem o amor que sentem um pelo outro.

Maria acaba se casando com o conquistador Régis (Reynaldo Gianecchini), sem saber que ele é comparsa de sua filha Josiane (Agatha Moreira), que planeja um golpe para ficar com a fortuna da mãe.

A vida amorosa das mocinhas não é fácil, tendo que lidar com mulheres mimadas que só pensam em dinheiro. Além do sofrimento, uma curiosidade é que Gianecchini participou das duas novelas e seus personagens estão envolvidos nesses conflitos amorosos.

Matriarca da família presente

Tanto Clarice como Maria da Paz, contam com suas mães sempre presentes para apoiá-las e ficar de olho em tudo que acontece. Em Sete Pecados, Agripina (Suely Franco) é uma velha mal-humorada, mas que é sempre defendida pela filha. Já em A Dona do Pedaço, Evelina (Nívea Maria) acaba indo morar com Maria, após ficar viúva, participando mais da vida e dos problemas dela.

Lutam pela felicidade

Apesar de todos os desafios, Clarice sempre lutou pela sua felicidade e no fim perdoa Dante, pois percebe que ele conseguiu ajudar Beatriz a mudar seu jeito de encarar a vida.

Maria da Paz sofreu com a falência, com o desprezo e golpes que a filha arma, mas nunca baixou a cabeça, sempre lutando em prol da sua felicidade. No fim da novela termina com seu grande amor Amadeu.

Com alguns pontos em comum, será que Clarice e Maria da Paz seriam amigas? Uma coisa é certa: o encontro delas renderia boas conversas e desabafos, disso não há dúvidas.