Gilda

Nova versão de Vale Tudo muda gênero de personagem ligado a Raquel

Letícia Vieira ganhou o papel, depois de testes para Maria de Fátima e quase ficar com uma personagem inexistente no original

Publicado em 06/02/2025

Em 1988, na primeira versão de Vale Tudo, Gildo (Fernando Almeida) era um adolescente cuja vida estava fadada à marginalidade, mas ele modificou seu destino ao ser ajudado pela protagonista Raquel (Regina Duarte) e acabou indo morar com a empregada doméstica Maria José (Zeny Pereira). Na nova versão, escrita por Manuela Dias e que vai substituir Mania de Você, o gênero do personagem foi mudado, e agora Gildo será Gilda.

A jornalista Anna Luiza Santiago informou em sua Coluna Play, de O Globo, nesta quarta-feira (5), que a atriz Letícia Vieira foi escalada para o papel de Gilda. A trajetória da jovem será semelhante à de Gildo, ou seja, ela será acolhida por Raquel depois que esta se instalar no Rio de Janeiro. Outra mudança envolve a cor do personagem – Letícia é branca -, para rever estigmas e estereótipos da presença negra na dramaturgia.

Após agradar ao diretor artístico Paulo Silvestrini nos testes para interpretar Maria de Fátima – apenas sua pouca experiência a impediu de ficar com o papel – e quase ganhar uma personagem inexistente no original – uma filha de Celina (Malu Galli), segundo o site Notícias da TV -, Letícia foi escalada para Gilda, numa mudança de gênero semelhante à promovida com Zinho (Cosme dos Santos) de Renascer (1993), que na versão de 2024 passou a ser Zinha (Samantha Jones).

Vale Tudo será a primeira novela de Letícia Vieira, mas outro trabalho seu logo chega ao público: ela é uma das protagonistas da série Vermelho Sangue (antes Espécie Invasora), de Rosane Svartman, cuja temática trata de vampiros e lobisomens e está no calendário de lançamentos do Globoplay para 2025.