
Nesta segunda-feira (20), os jurados da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) escolheram, em assembleia geral realizada no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo os melhores de 2024 em 11 categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão.
Veja também:
“A APCA caminha para seus 70 anos em constante crescimento e celebrando as artes em 11 categorias, de forma completa e diversa. Neste ano, tivemos a volta da categoria de Música Erudita que por muitos anos fez parte da APCA e esteve ausente nas últimas premiações”, afirma a diretoria da APCA.
Pela primeira vez desde que a APCA confere prêmios a programas e profissionais de Televisão, a Globo não venceu por 2024 nas categorias Novela e Série de Ficção, cujos troféus vão ambos para produções da Netflix: Pedaço de Mim, de Ângela Chaves, e Senna, dirigida por Vicente Amorim e Júlia Rezende, sobre a trajetória do piloto automobilístico brasileiro, respectivamente.
Entre os intérpretes, Chay Suede ganhou como Ator pelo trabalho como Mavi em Mania de Você, novela das 21h da TV Globo, de João Emanuel Carneiro, e o troféu de Atriz foi para Andréa Beltrão, pela atuação no papel de Zefa Leonel em No Rancho Fundo, criação de Mário Teixeira exibida às 18h no ano passado.
Na categoria Série Documental ou Documentário, o vencedor foi Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar por Aí, Original Globoplay dirigido por Caio Cavechini e Evelyn Kuriki. Já o Melhor Programa de TV de 2024 para os jurados foi o Sem Censura, da TV Brasil, que apresentado por Cissa Guimarães em nova fase ganhou fôlego e relevância novos.
Além disso, em Televisão o Prêmio Especial da Crítica foi conferido ao jornalista e apresentador Fausto Silva, atualmente fora da telinha, mas de contribuição relevante para o veículo desde a década de 1980, quando falamos de programas de auditório.
Nos melhores de 2024 na Televisão, votaram os jornalistas e críticos Cristina Padiglione, Edianez Parente, Fábio Costa, Fabio Maksymczuk, José Armando Vannucci, Leão Lobo, Neuber Fischer, Tellé Cardim e Vitor Moreno.