
Lourdes é a personagem de Carla Daniel em O Cravo e a Rosa. A feminista é uma das melhores amigas de Catarina (Adriana Esteves) e Bárbara (Virginia Cavendish).
Veja também:
- Essa você não sabia: Rubinho de Vale Tudo (1988) foi casado com atriz que matou seu 1º marido
- Daniel Filho revela que política o impediu de voltar para a Globo e detona nova versão de Vale Tudo: "Odete Roitmann foi criado para Beatriz Segall"
- Pais super famosos e tragédia com marido: Veja a Dália de Chocolate com Pimenta 20 anos depois
Além disso, ela nutre grande amor por Mudinho (Carlos Evelyn). Apesar de ter um caso com o falso mudo, ela esconde o fato para não ir contra seus princípios.
A personagem representa um dos grandes momentos da atriz na TV. Antes, Carla figurou no elenco de outras novelas.
Ela estreou na década de 1980, com destaque para Bambolê, De Corpo e Alma e Barriga de Aluguel. Após a trama de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, ela se destacou em outros papéis, com destaque para a Zulmira, em Alma Gêmea.
O início na carreira artística se deu por influência de seu pai. Trata-se de um famoso ator de novelas grande conhecido do público.

Quem são os pais de Carla Daniel?
Pouca gente sabe, mas a Lourdes de O Cravo e a Rosa é filha de Daniel Filho, um dos mais renomados atores e diretores da Globo.
Afastado da TV, Daniel se dedica também a funções ligadas ao Cinema. Atualmente, ele tem 84 anos e é reconhecido como um dos maiores profissionais da Arte.

Além de atuar em várias novelas, o veterano dirigiu diversas produções. A saber, Carla Daniel é fruto do relacionamento de Daniel com a também atriz Dorinha Durval, sucesso na década de 1970.
Dorinha atuou em tramas de sucesso como O Espigão, O Bem Amado e esteve na primeira versão de Selva de Pedra. Hoje em dia, largou a TV e se dedica à carreira de artista plástica.