José Inocêncio (Humberto Carrão) chega a Ilhéus causando uma série de reviravoltas no remake de Renascer. Após fazer fortuna com cacau, ele destrói a família de Maria Santa (Duda Santos).
Veja também:
A vida do rapaz muda muito rápido: ele faz uma promessa a um frondoso jequitibá, é salvo da morte por um misterioso libanês e ganha terras de presente de Cândida (Maria Fernanda Cândido).
Anos depois, com muito trabalho, Inocêncio se torna um grande produtor, fazendo inveja nos coronéis da região, que planejam a sua morte.
Em paralelo, o jovem conhece seu primeiro e grande amor: Maria Santa, a filha de Venâncio (Fábio Lago), que é conhecido por ser o “miolo” do Boi Bumbá nas festas do local.
A inocência em pessoa, Santinha vive trancada em casa e conversa apenas com sua mãe, a humilde Quitéria (Belize Pombal). Após muita insistência, elas convencem Venâncio a deixar a filha assistir à apresentação do Bumba.
Mas é nessa festa que Inocêncio vê Santinha e logo se apaixona por ela, tanto que não para de admirá-la. Venâncio percebe e ataca o coronelzinho, que não entende nada.
Fato é que a intenção de Inocêncio em ficar com Maria Santa causa a maior desgraça na família dela. Venâncio impede que a filha se case com o coronel, a abandona no bordel de Jacutinga (Juliana Paes) e some no mundo ao lado da mulher, sem deixar qualquer rastro.