O remake de Renascer começa com a clássica cena de José Inocêncio (Humberto Carrão) fincando seu facão ao lado de um frondoso jequitibá. Aos pés da árvore, ele faz uma promessa.
Veja também:
- Sensitiva, Inácia fala demais e revela a identidade do pai biológico do filho de Marianinha em Renascer
- Com filho no ventre, Sandra mexe os pauzinhos e descobre a causa da morte de Egídio em Renascer
- Irmãos? Com o teste de DNA na mão, Morena junta os pauzinhos e descobre o maior segredo de Norberto em Renascer
Ao chegar nas roças de cacau de Ilhéus, o homem avista o jequitibá enorme e logo o associa a sua trajetória. “Chão que dá uma beleza dessa só pode ser bom. É aqui que eu vou ficar. Aos seus pés eu vou plantar o meu destino e a minha vida. Aqui eu planto a minha alma como se fosse uma semente de cacau”, profetiza.
Inocêncio enterra seu facão aos pés da grande árvore e garante que não vai morrer enquanto a ferramenta estiver por lá. “Enquanto o facão estiver encravado aqui, nem eu e nem você haveremos de morrer. Nem de morte matada e nem de morte morrida!”, promete.
O juramento se cumpre imediatamente, quando Inocêncio é atacado por jagunços e tem sua pele arrancada do corpo. Ele é pendurado de cabeça para baixo em uma árvore e fica prestes a morrer, mas é salvo por uma pessoa especial.
Graças a um pacto que fez com o cramulhão (diabo), a quem carrega sempre em uma garrafa, e a promessa ao jequitibá, Inocêncio tem seu corpo costurado por Rachid (Gabriel Sater), um mascate libanês que salva a sua vida e o deixa na porta da casa de Cândida (Maria Fernanda Cândido).
Recuperado, ele vira dono das terras da mulher, progride e faz fortuna com o cacau. Na mira dos coronéis da região, é vítima de tocaias, mas sobrevive e prova que só vai morrer mesmo quando tiver cumprido o seu destino.