Zaqueu ou Zaquieu é um dos destaques da novela Pantanal. O mordomo chegou à novela como funcionário de Mariana (Selma Egrei).
Veja também:
Sem papas na língua e muito prestativo, o rapaz acaba se bandeando para o Pantanal junto com a patroa. Por lá, sua vida muda completamente.
Zaqueu se torna um dos peões de José Leôncio (Marcos Palmeira) e se aproxima do bronco Alcides (Juliano Cazarré). Aos poucos, ele acaba se apaixonando pelo rapaz.
Homossexual, o rapaz vive uma paixão repreendida pelo empregado de Tenório (Murilo Benício). Na versão atual da Globo, Zaqueu é vivido por Silvero Pereira.
Quem viveu Zaqueu em 1990?
Com a entrada do personagem na novela, os telespectadores querem saber se ele existiu na versão original. Na Pantanal de 1990, exibida pela Manchete, Zaqueu foi vivido por João Alberto Pinheiro.
A história era semelhante, porém tratada de forma cômica. Agora, o autor Bruno Luperi dará novo tom ao personagem, visando abrir os olhos do público contra a homofobia.
João Alberto estreou como ator em Pantanal e faleceu anos após a novela. Ele morreu aos 31 anos, em 1992, vítima de uma meningite decorrente do vírus HIV.
A trama de Benedito Ruy Barbosa foi seu único trabalho na TV. Em paralelo, ele investia na carreira de cantor, lançando inclusive algumas músicas.