
O espantalho é uma figura clássica da novela Mulheres de Areia. Um personagem usa o disfarce para assustar Virgílio (Raul Cortez) e causa a morte do vilão.
Veja também:
- Em busca de dinheiro, Viola vira quenga e faz amor com homem inesperado em cena intensa (27/03) de Mania de Você
- Com filho inesperado no ventre, Luma despacha Viola, dá a volta por cima e vira protagonista de Mania de Você
- Com filho inesperado nos braços, Viola realiza o seu maior sonho no último capítulo (173) de Mania de Você
Após alguns encontros com o asqueroso, o prefeito começa a sofrer com graves alucinações. Em uma dessas, em plena praia, fica tão transtornado que pede para Clarita (Susana Vieira) matá-lo.
Cada vez mais perturbado, Virgílio tem um último encontro com o espantalho no meio da floresta. Assustado, ele corre e vê um boneco na fonte da praça.
Sem pensar duas vezes, Virgílio tenta afogar o espantalho na fonte, mas sofre um infarto e morre tragicamente, deixando Clarita e Marcos (Guilherme Fontes) desesperados.

Em meio à tragédia, a pessoa misteriosa se revela. Tônia (Andrea Betrão) é o espantalho de Mulheres de Areia. Ela aparece em casa vestida e é flagrada por Manoela (Eloísa Mafalda).
Ao ligar o rádio, a comerciante descobre que Virgílio morreu agarrado ao espantalho. Prontamente, as duas queimam a fantasia para se livrar de qualquer suspeita.
Enquanto as roupas queimam, Tônia não mostra remorso. Ao contrário, ela fica satisfeita com a morte do traste, porque conseguiu vingar o que aconteceu com Reginho (Fabrício Vittar).