Depois de um longo processo, José Augusto (Renan Monteiro) volta a ser médico e descobre sua verdadeira vocação em Renascer. Após ser inocentado e recuperar seu diploma, o primogênito de José Inocêncio (Marcos Palmeira) vira marido de Buba (Gabriela Medeiros) e salva dois personagens inesperados da morte.
Veja também:
Sem trabalho e sem rumo, a vida do doutor muda com a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas). Depois de perder o irmão, Augusto investe todas as suas fichas na cunhada e os dois assumem um namoro.
Encantado pelo bebê, José Inocêncio pensa em mudar a vida do novo casal, por isso tenta abrir um posto de saúde na vila para o filho assumir. Mas Augusto recusa e decide buscar uma forma de ter seu diploma de volta.
Depois de muita burocracia, o mocinho é inocentado e recupera a licença para exercer Medicina. Com a ajuda de Buba, o bonitão consegue um emprego em um hospital de Ilhéus.
Competente, Augusto logo vira o principal cirurgião do local. Tanto que ele é obrigado a operar Egídio (Vladimir Brichta), que leva um tiro e fica em estado grave. Nessa hora, o médico mostra profissionalismo e salva a vida do rival de seu pai.
Pouco tempo depois, é hora de José Augusto salvar Inocêncio. O coronel também leva um tiro e passa por uma operação. Ele sobrevive, mas perde o movimento das pernas e é obrigado a ficar em uma cadeira de rodas.