Vai começar um dos principais conflitos de Pantanal. Com o nascimento de Jove, acaba de vez a relação entre Madeleine (Bruna Linzmeyer) e José Leôncio (Renato Góes). As brigas se tornam frequentes e a mimadinha toma uma decisão.
Veja também:
A loira aproveita a chegada de Gustavo (Gabriel Stauffer) à fazenda para deixar o local com o filho nos braços. Em comitiva, Leôncio só descobre a fuga quando chega em casa, sendo informado do ocorrido por Filó (Letícia Salles).
A empregada não consegue conter a patroa, que volta ao Rio de Janeiro. Ao chegar na casa de Antero (Leopoldo Pacheco), ela pede ajuda ao pai para não ser punida pelo marido.
O peão, claro, fica uma fera e decide ir atrás de Madeleine. Ele chega à cidade grande e exige que o filho seja entregue. Antero conversa com o genro, mas não consegue um acordo. Sendo assim, Leôncio tira Jove dos braços da mãe para criá-lo ao seu lado.
Quem vai ficar com Jove?
Acontece que Antero é um homem de contatos. Madeleine implora que o pai consulte um advogado e chame a polícia para ter o bebê de volta.
Nessa altura, José Leôncio leva Jove para um hotel e pena para cuidar do menino sozinho. Mas o perrengue dura pouco, já que oficiais chegam ao local e levam o peão para a cadeia.
Sem saída, o peão acaba cedendo. Com isso, Joventino neto fica com Madeleine e sua família. José Leôncio volta sozinho para o Pantanal, entristecido. Além de longe do filho, ele é obrigado a depositar uma boa quantia de pensão para a criança.
Jove é criado no Rio de Janeiro e tem Gustavo (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler) como padrasto. Entretanto, o rapaz passa a ter mais ligação com a tia, Irma (Malu Rodrigues/Camila Morgado) e com a avó, Mariana (Selma Egrei).
Pai e filho se encontrarão vinte anos depois, na segunda fase da novela. Jove (Jesuíta Barbosa) irá atrás de José Leôncio (Marcos Palmeira) no Pantanal, momento em que fica clara a diferença entre os dois.