Destaque

Do anonimato ao sucesso: o que aconteceu com o elenco da Pantanal antiga, de 1990?

Artistas marcaram época na produção exibida pela Manchete

Publicado em 24/07/2022

Pantanal faz muito sucesso na Globo atualmente, assim como na Manchete em 1990. A novela de Benedito Ruy Barbosa representa um marco na TV brasileira, seja pela história ou pelo elenco.

Atualmente, vemos muitos atores brilhando na adaptação. Mas, e os artistas da primeira versão, quem são e o aconteceu com eles?

Cláudio Marzo, que encabeçou o elenco há trinta anos atrás, faleceu em 2015, vítima de complicações pulmonares. Ele interpretou três personagens na trama: o velho Joventino, José Leôncio e o Velho do Rio.

Jussara Freire, a Filó, continua brilhando em várias novelas. Ela esteve no elenco da recente Quanto Mais Vida, Melhor!, que representou seu retorno à Globo após um período na Record TV. Já Tânia Alves, a Filó na primeira fase, está gravando uma série da Netflix.

Marcos Winter, o Jove, também está na ativa. Seu último trabalho foi Reis, na Record TV. Cristiana Oliveira, a Juma, ficou muito famosa. Ela também fez novelas na Globo e no canal do bispo. Atualmente é empresária do ramo de cosméticos. Além disso, ajudou na produção da Pantanal de 2022.

Alanis Guillen e Cristiana Oliveira no Domingão com Huck
Alanis Guillen e Cristiana Oliveira no Domingão com Huck

Ittala Nandi, a Madeleine, se dedica a projetos paralelos e tem desejo de ganhar um bom papel na Globo. Ingra Lyberato, a personagem na primeira fase, fez Gênesis e tem um canal no Youtube.

Carolina Ferraz, a Irma, é apresentadora do Domingo Espetacular, da Record TV. Elaine Cristina, que interpretou a personagem depois, também tem um canal no Youtube atualmente.

Nathalia Timberg, a Mariana, continua no casting da Globo. Sua última novela foi A Dona do Pedaço, em 2019. Já Sérgio Britto, o Antero, faleceu em 2011, aos 88 anos.

Paulo Gorgulho, o José Leôncio na juventude e Zé Lucas na última fase, é um aclamado ator e diretor. Ele fez vários trabalhos na Record TV e na Globo. Ganhou o papel do Velho Ceci no primeiro capítulo do remake de Pantanal.

Marcos Palmeira, o Tadeu, dispensa apresentações. Atualmente, ele é José Leôncio na Pantanal de 2022, em mais um grande papel na sua longa carreira.

José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal
José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal

Muitos sumiram da TV

Do núcleo Tenório, a maioria sumiu da TV. Antônio Petrin, que foi o coronel, fez uma série de trabalhos, mas está afastado das telinhas desde 2016. Além disso, o veterano se recusa a dar qualquer declaração sobre Pantanal.

Luciene Adami, a Guta, fez poucos trabalhos após a novela. Ela se dedica a séries e já deu aulas de Teatro. Animada com o remake, usa seu Instagram para postar cenas icônicas da trama original.

Angela Leal, a Maria Bruaca, não sente vontade de voltar a fazer novelas. Por isso, faz trabalhos esporádicos, como um filme ao lado de sua filha, Leandra Leal.

Rosamaria Murtinho, a Zuleica, também se afastou da TV após diversas obras na Globo. O mesmo aconteceu com Tarcísio Filho, o Marcelo, que faz séries atualmente.

Ernesto Piccolo, o Renato, se dedica à carreira de diretor. Já Eduardo Cardoso, o Roberto, mora nos Estados Unidos e tem outra profissão. Total anonimato.

Ângelo Antônio, o Alcides, emendou vários trabalhos. Em breve, ele será visto na novela Todas as Flores, do Globoplay. Giovanna Gold, a Zefa, revelou que pretende voltar à TV, mas recebe poucos convites.

João Alberto Pinheiro, o Zaqueu, faleceu um ano após a novela. Aclamado cantor, morreu aos 31 anos, vítima de complicações do vírus HIV.

Rosamaria Murtinho, Nathalia Timberg e Jussara Freire
Rosamaria Murtinho, Nathalia Timberg e Jussara Freire

Outros atores

Andrea Richa, a Muda, também vive no anonimato. Formada em Jornalismo, até hoje ela é reconhecida pelo trabalho em Pantanal.

Sérgio Reis, o Tibério, se enveredou na política e continua na carreira de cantor. Almir Sater, o Trindade, participa da Pantanal de 2022 como o chalaneiro Eugênio.

José de Abreu, o Gustavo, vai aparecer na próxima novela das seis da Globo, Mar do Sertão. Flávia Monteiro, a Nalvinha/Nayara, fez Chiquititas e várias tramas na Record TV.

Cássia Kis, a Maria Marruá, será a grande vilã de Travessia, próxima novela das nove da Globo. José Dumont, o Gil, também foi escalado para Mar do Sertão, mesma novela em que estará Enrique Diaz, o Francisco na Pantanal antiga.